A autarquia fundanense pretende demonstrar a multiplicidade de funções do Pavilhão recém-inaugurado
I Feira das Freguesias no Pavilhão Multiusos
Prioridade à valorização da identidade do concelho

Cerca de 50 expositores mostram este fim de semana o que de melhor tem cada uma das 31 freguesias do Fundão. A autarquia pretende dar continuidade ao certame nos próximos anos.


Por João Alves
NC/Urbi et Orbi


É já amanhã, sábado, 10, pelas 16 horas, que se inicia a primeira Feira das Freguesias. Uma iniciativa promovida pela autarquia do Fundão e que se prolonga até segunda-feira, 12, no Pavilhão Multiusos da cidade. Assim, depois da inauguração do certame, há cantigas ao desafio e, às 18 horas, é lançada a Rota da Capital da Cova da Beira, a última rota lançada pela edilidade. No domingo, 11, dia de São Martinho, padroeiro da freguesia do Fundão, há espectáculos de folclore, animação musical e um magusto popular, ao qual não faltará a jeropiga. Na segunda-feira, 12, para além do folclore, um espectáculo de acordeão anima os visitantes. A Feira encerra todos os dias pelas 22 horas.
Ao todo, são cerca de 50 estantes, representando as 31 freguesias do concelho, bem como associações de desenvolvimento local e artesãos, que irão trabalhar ao vivo (10 elementos), e que o público pode visitar. O Pavilhão Multiusos tem ao centro um palco por onde passam ranchos folclóricos, grupos de bombos ou cantores populares. O presidente da Câmara Municipal, José Maria Fortunato, refere que esta ideia surgiu no âmbito da actividade que se quer dar ao Pavilhão, mostrando a sua multiplicidade. "Não devemos ter vergonha de mostrar o que são as nossas freguesias, quais as suas raízes. Temos de mostrar o que de melhor têm para nos oferecer, já que há muita gente que fala delas sem conhecimento de causa, por isso pretendemos dar continuidade ao certame nos próximos anos", sublinha o autarca.
Já João Freitas, em representação das freguesias, afirma que esta iniciativa poderá permitir avaliar "qual o ponto da situação em que cada uma está. O Multiusos está a mudar o centro da cidade e, por isso, faço um apelo para que as pessoas apareçam, de modo a verem o que temos, desde a gastronomia, ao artesanato, à cultura ou ao turismo".

Associação Comercial salienta potencialidades económicas

Um dos parceiros da iniciativa é a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão. Para Rogério Hilário, "nunca as potencialidades comerciais das freguesias foram exploradas de uma forma coerente, pelo que este será "o primeiro passo para que se comecem a constituir como pequenos pólos de interesse empresarial. Teremos condições, não só para mostrar o tradicional, mas também o que é potencialmente comercializável".
Porém, José Maria Fortunato não pretende abrir as portas da Feira, "pelo menos por enquanto", a expositores de fora do concelho. "Primeiro, temos que adoptar o vá para fora cá dentro. Dar a conhecer aos cidadãos do concelho o que ele é. Só depois poderemos dar esse passo. Existem presidentes de junta que não conhecem as 31 freguesias", justifica. O certame irá custar entre cinco a seis mil contos, sendo a despesa mais pesada a publicidade do evento e a segurança do Pavilhão, já que o aluguer de estantes não irá ultrapassar os mil contos. Quanto às expectativas em termos de público, o autarca fundanense recusa-se a avaliar o êxito da iniciativa pelo número de visitantes. "Às vezes, num Benfica/Sporting há muita gente a ver o jogo, mas ele não é grande coisa", salienta.