Por Carlos Bragança
NC/Urbi et Orbi


João Freitas, presidente da Junta

O problema de falta de secretário na Junta, que se arrasta desde meados de Agosto, continua por resolver. No dia 23 de Outubro, o assunto foi levado à Assembleia de Freguesia, mas a falta de adesão dos deputados levou a que, mais uma vez, a solução fosse adiada. Com apenas quatro elementos, dois do PS e dois do partido independente "Unidos por Castelo Novo", a Assembleia prosseguiu os trabalhos programados e abordou vários problemas que afectam a vida da localidade.
Entre estes, destaque para o pontão situado no caminho entre os dois cemitérios, que continua por arranjar, bem como os muros do novo cemitério que continuam por rebocar e caiar. Na ordem do dia estiveram, ainda, as obras da Variante à Aldeia Histórica, a situação do Centro de Dia, a electrificação do Vale Ramilo, a energia eólica, a Estação de Tratamento de Águas, a falta de placas de sinalização de Castelo Novo - Gare no nó de acesso à povoação e a necessidade de manter limpo e protegido da humidade o local onde estão em exposição os quadros do pintor Barata Moura e a aldeia em miniatura oferecida por Joaquim Francisco. Na resposta a estas questões, o presidente da Junta de Freguesia, João Freitas, garante que "umas estão a ser resolvidas ou em vias disso, outras estão paradas e algumas não têm qualquer novidade". A Variante, por exemplo, continua o autarca, "já tem local escolhido para o estaleiro das obras, o que indica o arranque dos trabalhos a breve prazo". Quanto à electricidade em Vale Ramilo, Freitas diz que continua à espera que a Câmara do Fundão dê luz verde para a execução do projecto e adianta que os edifícios do Forno Comunitário e da Escola Primária vão ser pintados e que a água da rede pública está a ser levada às Gandaras e a Escaldado. O Centro de Dia, por sua vez, prossegue o presidente, vai passar a ser gerido pela direcção da Instituição Particular de Solidariedade Social criada na aldeia, com o apoio da Segurança Social, e deixa, por isso, de depender da Junta. Em processo de desenvolvimento está a exploração de energia eólica. A empresa vencedora do concurso pagou já mil contos na altura da assinatura do contrato com a Junta, referente ao aluguer dos terrenos e compromete-se a pagar, anualmente, 800 contos por cada torre de captação eólica instalada na Serra da Gardunha.
Finalmente, João Freitas referiu-se ainda à protecção das pinturas de Barata Moura e assegura que o salão dos antigos Paços do Concelho, onde estão expostas, vai ser dotado de um desumidificador que as protege dos estragos que podem advir de mais um Inverno. Um assunto que, no entanto, depende da Câmara fundanense. A terminar a intervenção, o autarca deixa uma novidade: durante a Feira das Freguesias, a realizar no Pavilhão Multiusos do Fundão a partir de amanhã, sábado, 10, é lançado um site da Internet e um CD-Rom dedicados à Aldeia Histórica.