Houve sessões com mais alunos do que outras mas, em termos gerais, a adesão foi bastante positiva
Engenharia 2001 - Inovação e Desenvolvimento
Investigadores das Engenharias reúnem-se na UBI

Durante dois dias, esta Conferência teve como objectivo dar a conhecer o que se faz na UBI, na área das Engenharias.

Por Margarida Tomé


Nos passados dias 5 e 6 de Novembro, realizou-se a Conferência "Engenharia 2001 - Inovação e Desenvolvimento" que teve lugar na Universidade da Beira Interior.
Este evento, resultado de um esforço comum de professores e alunos da Unidade de Ciências de Engenharia, contou com a presença de importantes conferencistas, especialistas nas diversas áreas de engenharia.
Fomentar a troca de opiniões entre os investigadores e publicitar a actividade científica que se desenvolve na UBI foram os principais objectivos desta Conferência. Divulgar entre alunos e docentes a investigação científica na UBI torna-se necessário porque, como nos diz Anna Guerman, "as pessoas não dão conta da quantidade e qualidade das investigações que aqui são feitas"; daí a importância da realização deste evento.
Com um painel recheado de comunicações de interesse nas mais variadas áreas de engenharia, alunos e professores participaram atentamente, colocando questões e esclarecendo dúvidas junto dos conferencistas. Durante dois dias, os estudantes demonstraram muito interesse, o que faz com que este evento tenha tido "um balanço muito positivo".
Anna Guerman, professora no Departamento de Engenharia Electromecânica e membro da Comissão Organizadora, confessa que "acabou por ser uma grande Conferência, nem estávamos à espera de um evento deste tamanho!", pois esta foi a primeira vez que se realizara uma iniciativa do género no âmbito das engenharias.
À pergunta se esta é uma iniciativa para repetir, Anna Guerman diz-nos que "estas Conferências têm que ser periódicas, porque faz parte do clima académico ter eventos deste género, não só na área das Engenharias, mas em todas as outras áreas".