Por Margarida Tomé


A nova página do Cybercentro permite a navegação de invisuais através de um sintetizador de voz que "lê" os conteúdos do site

Foi nesta Segunda feira, dia 12 de Novembro, que o Cybercentro da Covilhã apresentou publicamente a sua página na Internet. A apresentação decorreu no edifício do Cybercentro e contou com as presenças do Vice-Reitor da UBI, Mário Raposo, de Ricardo Serra, líder da equipa de trabalho deste centro informático, de um representante do Instituto Português da Juventude, e de Telmo Martins, aluno da Universidade da Beira Interior que se dedica à produção em 3D.
A apresentação foi feita por Telmo Martins, que nos guiou numa visita pela página da web. A maior inovação desta página da internet reside no facto de permitir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. O método consiste na utilização de um sintetizador de voz, em versão brasileira, que consegue ler tudo o que está escrito no monitor e que permite ao cidadão invisual navegar com uma maior facilidade na internet.
Mário Raposo, a propósito desta inovação introduzida na página web, comenta que este é um marco histórico na vida do Cybercentro, dizendo que "queremos ser diferentes e para isso temos que introduzir estas novas componentes", referindo ainda que todo este trabalho não seria possível "sem uma grande abnegação de toda a equipa".
A página do Cybercentro é dominada pela interactividade, levando-nos a uma visita guiada a todas as salas do edificío através da realidade virtual.
Esta página demorou 4 meses intensivos a ser preparada, um trabalho que englobou uma vasta área de fases, desde a concepção do grafismo da página à modelação 3D de todo o Cybercentro. "Aprender, imaginar, vêr", são as três palavras que, segundo Telmo, representam este trabalho e que estão à distância de um simples clique.
http//:www.cybercentro-covilha.pt


Genérico do Cybercentro


Para além da apresentação da página web, decorreu também a mostra do vídeo promocional que participou no 25º Festival Internacional de Cinema de Animação da Cidade de Espinho (CINANIMA) que decorreu entre 5 e 11 de Novembro. O filme apresentado tem a duração de 39 segundos e é o genérico promocional do Cybercentro. São 39 segundos de vídeo que resumem o imenso tempo de trabalho gasto na sua execução.
Este genérico foi apurado para a fase final do CINANIMA e para o próximo ano o Cybercentro da Covilhã estará novamente presente neste festival com um novo trabalho com o qual Telmo Martins acha que " vai ter grandes possibilidades de ganhar, pelo menos, um prémio". Ainda no segredo dos deuses, este novo trabalho será um filme, baseado num livro de um escritor português, e já foram feitos contactos com grandes argumentistas para a participação neste novo projecto da equipa do Cybercentro da Covilhã.
Telmo refere que a participação na edição deste ano do CINANIMA já foi uma grande conquista e o principal objectivo " é ir lá e ganhar contactos". Entretanto, vão continuar a participar noutros festivais relacionados com as actividades do Cybercentro.