Por Vânia Flor e Margarida Tomé


A prestação das provas de doutoramento foi feita sob o olhar atento dos 9 membros do júri.

Nos dias 5 e 6 de Novembro foram apresentadas três teses de doutoramento, na área de Engenharia do Papel, no edifício da Reitoria da UBI.
A primeira a prestar provas de doutoramento foi Maria Emília Amaral. A sua tese foi sobre "Desintegração de pastas para papel: caracterização e quantificação dos efeitos produtivos", um tema que, segundo ela, "é importante para a indústria do papel porque não existem muitos trabalhos nesta área". Esta sua investigação tem importância ao nível económico, pois permite reduzir o tempo de desintegração das pastas para papel.
Na tarde do dia 5 foi a vez de Ana Maria Ramos apresentar o "Estudo da contribuição do revestimento nas propriedades nos papéis revestidos", uma área em que já trabalha há muito tempo. O seu trabalho teve a total colaboração da indústria papeleira, que disponibilizou as matérias-primas necessárias para esta investigação.
No dia 6 de Novembro, Ana Paula Costa apresentou a sua tese de doutoramento intitulada "Contribuição ao estudo da folha de papel", um tema que surgiu na continuidade do seu trabalho de mestrado. Com esta sua investigação, a docente desenvolveu um novo método para avaliar a qualidade do papel. Segundo Ana Paula Costa, "este método é viável e pode ser utilizado industrialmente".
Os trabalhos de investigação para estas teses de doutoramento tiveram a duração de 6 anos e foram realizados em co-tutela com "L´École Française de Papeterie et des Industries Graphiques".