Por Vânia Flor


A maioria dos alunos que estavam a assistir à conferência eram de Ciências da Comunicação

Na passada Segunda feira, dia 5 de Novembro, José Maria Ribeirinho, director gráfico do grupo Lusomundo, esteve na Universidade da Beira Interior para falar sobre uma técnica bastante utilizada pelos jornais nos dias de hoje: a infografia.
Durante uma hora o orador, apoiando-se numa amostra de slides, explicou o que é a infografia. Para ele, a infografia é "uma técnica de dar a notícia, é uma técnica visual de informação".
Segundo José Maria Ribeirinho, a técnica referida fez "renascer os jornais", uma vez que os torna mais completos e com um grau de informação superior. Com a infografia, o jornal transmite através de gráficos e mapas determinados aspectos dos acontecimentos que com outras técnicas, como por exemplo a escrita, era quase impossível.
A infografia informa, dá uma noção visual dos acontecimentos e também os localiza. Para explicar melhor esta ideia o orador refere-se a um facto actual, a guerra ao terrorismo: muitos portugueses não sabiam onde se situava o Afeganistão, e através de mapas ficaram a ter uma ideia mais real da sua localização. Este é apenas um exemplo que demonstra que os infográficos são importantes para o esclarecimento das pessoas.
José Maria Ribeirinho acrescenta que a "infografia é um trabalho de realidade, de comunicação e não de ficção".



Telmo Martins fez uma breve apresentação sobre a produção em 3D




Animação e 3D na Web
 
O segundo orador da conferência foi Telmo Martins, um aluno de electromecânica da UBI, que se dedica à produção em 3D no Cybercentro da Covilhã.
Segundo Telmo Martins "a produção 3D serve para simular situações que é impossível ao homem fazer ": Para explicar este aspecto o orador refere-se ao filme Jurassic Park, onde a produção 3D foi utilizada para criar imagens de dinossauros, uma espécie que já não existe.
Note-se que, este tipo de produção é muito útil para o cinema, uma vez que não são necessário personagens nem cenários, é tudo feito por computador.
Para Telmo Martins "as imagens 3D estão muito próximas da realidade". É importante referir que, futuramente serão ministrados cursos 3D no Cybercentro da Covilhã.