Altina Martins junto à exposição patente no Museu de Lanifícios
Pátria Mundo na UBI
Altina Martins mostra a arte da Tapeçaria

A Universidade da Beira Interior recebe de 9 de Novembro de 2001 a 20 de Janeiro 2002 uma exposição de Tapeçeria da autoria de Altina Martins. Para a autora, tudo é fibra e com ela tudo se realiza e se transmite.

Por Marta Martinho


Foi na passada sexta feira que Altina Martins inaugurou a sua exposição de Tapeçaria intitulada "Pátria Mundo" e que vai estar patente no Museu de Laníficios da Universidade da Beira Interior de 9 de Novembro de 2001 a 20 de Janeiro de 2002.
Altina Martins prepara este projecto há sete anos, iniciando-se nesta área, desde a idade de 18 de anos, através de um trabalho de campo que realizou e que mais tarde veio a ter um grande valor antropológico. Desde aí começou a tecer como algo natural embora tivesse que aprender a técnica. Formou-se na área do design que lhe despertou o interesse pelo têxtil, elabororando um estudo numa aldeia sobre esta área, mas sempre com uma visão ligada à criacção da tapeçaria.
O trabalho "Pátria Mundo" é um conjunto de tapeçarias de carácter narrativo tendo como influências literárias autores como: Luís de Camões - Os Lusíadas; Fernando Pessoa - A Mensagem; e António Barohna - Pátria Minha. Todo o trabalho obedece a uma interpretação simbólica da epopeia das Descobertas, formando um políptico de 22 tapeçarias que também concretiza uma realização de conquista pessoal.

Neste trabalho houve um estudo da tapeçaria clássica, erudita, onde se tem que seguir padrões e um trabalho muito moroso; e um estudo da tapeçaria experimental, comtempôranea, de interpretação livre, contemplando o objecto do têxtil e a nova dimensão que a tapeçaria ganha.


A tapeçaria é vista por altina Martins sob um olhar contemporâneo, embora o seu trabalho se inspire na tapeçaria clássica
Para realizar este trabalho teve que estudar várias áreas. Em "Pátria Mundo" Altina Martins utiliza várias técnicas e dimensões, tentando integrar a memória e modernidade, criando composições onde a textura, ritmo, cor e forma traduzem os conceitos e ideias que pretende transmitir.
A tapeçaria comtempôranea abrange um pouco de tudo, desde a poesia, à escultura, à pintura, à arquitectura,...não perdendo a identidade têxtil. Actualmente a tapeçaria comtempla outra dimensão, alargando-se a outros materiais para além da lã, do algodão, da seda. Para Altina, a diversidade de modos de expressão, de materiais, alarga-lhe a noção de que tudo é fibra.
A autora escolheu a Covilhã para expôr este trabalho dado que esta cidade é um grande centro têxtil por excelência, que precisa de ser explorado e dado a conhecer.