António Fidalgo

O significado de uma visita presidencial



O Presidente da República visitou a UBI em 9 de Novembro e inaugurou a Biblioteca Central da UBI. Visitas há muitas e há visitas com muitos fins. Que tipo de visita foi a do Presidente? De cortesia, de apoio, de estímulo, de parabéns, de informação, de inspecção, política? Certamente que envolveu todas as facetas.
No âmbito de uma política educacional o Presidente tem visitado as universidades e faltava-lhe visitar a UBI. Mas a visita do Presidente, no momento em que a UBI atravessa um bom momento de forma, foi certamente também uma visita de estímulo e de parabéns. Qual o Presidente que queira ser o presidente de todos os portugueses que não queira homenagear a universidade que oferece as melhores condições de estudo aos seus estudantes? Mas a visita pretendeu ser igualmente de informação e de verificação in loco do que se passa.
Em jeito brasileiro, podemos dizer que o Presidente veio dar uma força à UBI num momento tão importante como o da inauguração da Biblioteca Central, uma estrutura que pela beleza e funcionalidade de desenho não desmerece de qualquer das universidades de elite norte-americanas. Agora há que dotar a biblioteca de livros e, sobretudo, de um ambiente de trabalho por parte de alunos, professores e funcionários. A biblioteca é o coração de uma universidade e a UBI ganhou um coração mais pujante. O significado da visita do Presidente Jorge Sampaio é que a UBI, com este novo coração, se encontra no caminho certa da sua afirmação académica e científica.