III Divisão- Hélder Cruz defende grande penalidade
Teixosense arranca empate a jogar com 10

O Desportivo Teixosense empata na Bidoeira, conquista o primeiro ponto fora de casa e sube acima da linha-de-água. Sertanense e Sernache também conquistam pontos e cimentam posições no meio da tabela.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi

 

A equipa de Tó Real vem de jogo para jogo a subir de rendimento e a amealhar preciosos pontos para a manutenção. Desta vez, ganhou o primeiro ponto fora do Maia Campos, na Bidoeira. O Teixosense, que se apresentou no relvado do adversário com algumas baixas, apresentou um esquema táctico que constituiu no povoamento do meio-campo, com defensiva a ser constituída por três centrais. Na frente, apenas Xinai, com Dário e David Leite no apoio.
A equipa da casa cedo se lançou para a frente e pôs à prova a bem escalonada defesa teixosense. O jogo decorria com muita luta a meio campo. Cláudio e Ricardo tentavam fechar o miolo do terreno e lançar a bola nas alas. Aos 25 minutos a turma forasteira sofre o primeiro revés. Joel remata forte e proporciona uma grande defesa a Hélder Cruz. Mas o árbitro da partida, que tinha deixado seguir o lance, recua, manda assinalar grande penalidade e expulsar Chasqueira por falta anteriormente cometida. Só que Hélder Cruz, que vem sendo das unidades de maior destaque do Teixosense, com uma boa estirada defende o penalti marcado por Afiz. A equipa respirou de alívio, mas viu o seu trabalho acrescido, devido à insuficiência numérica. Mesmo assim ainda encontrou força para subir à área adversária. Pouco depois, David Leite põe à prova João Neves. Noutra ocasião, o mesmo guarda-redes, num lance de grande apuro, é obrigado a defender de cabeça dentro da grande área. Aos 43 minutos surge o golo da casa. A bola é colocada sobre o lado direito do ataque para Fernando, este centra apesar da oposição de Hélder Cruz. Gonçalo, com a bola à mercê, alivia mal e depois aparece Hélio a marcar. Um golo que surge na pior altura para os forasteiros: na entrada para o intervalo, a jogar com menos um elemento.

David Nogueira empata

Na segunda parte o Teixosense entra com uma disposição mais atacante. Fica nos balneários Dário e entra para o seu lugar David Nogueira. Nos primeiros minutos, Pedro Daniel foge pelo lado direito, vai à linha fazer o centro, mas Xinai cabeceia rente ao poste. A equipa do Bidoeirense sobe no terreno e leva grande perigo à área do Teixosense, desperdiçando algumas boas oportunidades para marcar e dando oportunidade para a defensiva forasteira brilhar.
Entretanto, a turmas serrana começa a trocar melhor a bola. Com o intuito de tentar chegar à igualdade, Xinai, sempre com muita mobilidade, dá o seu lugar a Mirandela, e Pedro Daniel, lesionado, sai para entrar o treinador-jogador Tó Real. As apostas surtiram efeito e o futebol da equipa melhorou. Refrescou o meio campo e fortaleceu o ataque onde David Leite começava a aparecer com mais destaque. Estavam decorridos 28 minutos do segundo tempo quando David Nogueira, a meio do meio campo adversário, recebe a bola no lado direito, flecte para o centro do terreno e desfere um remate portentoso, sem hipóteses de defesa para João Neves. Estava restabelecido o empate. O treinador caseiro ainda manda entrar Rui Pereira para tentar furar a defensiva do Teixosense. Mas esta reorganizou-se e passou a "defender com unhas e dentes" o ponto conseguido.
Os três minutos de compensação dados pelo árbitro da partida Manuel Sineiro de Aveiro, de pouco adiantaram, apenas a confirmação do primeiro ponto fora, depois de estar 65 minutos a jogar com 10 elementos. Um justo prémio para uma equipa que antes e durante a partida lutou contra várias adversidades.

Sernache e Sertanense sobem na tabela

As três equipas que militam na Série D da III Divisão conseguiram somar pontos. Para além do ponto conquistado pelo Teixosense na deslocação à Bidoeira, que valeu a subida da equipa liderada por Tó Real acima da linha-de-água, também o Sertanense e o Sernache registaram resultados positivos. Os homens da Sertã, a jogar em casa, venceram o Mirense por uma bola a zero e alcançaram o conjunto de Cernache do Bonjardim que empatou (1-1) na deslocação a Almeirim. As duas equipas beirãs somam agora 15 pontos com vantagem para turma cernachense, com melhor goal average. Os dois conjuntos ocupam, então, a sétima e oitava posição, respectivamente. Na próxima jornada, no domingo, 25, o Teixosense recebe no campo Fernando Maia Campos, o Sertanense, para um derby distrital, enquanto o Vitória de Sernache acolhe o sexto classificado, o Portalegrense.