Descontentamento na população do Bairro de São Miguel
Moradores pedem transferência da ETAR

NC/Urbi et Orbi

 

Alguns moradores da zona de São Miguel, na Guarda, manifestaram-se na sexta-feira, 9, contra a existência da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) naquele local, exigindo a sua transferência para outro local.
Albino Bárbara, representante dos moradores, em declarações à Agência Lusa, afirma que a localização da ETAR constitui "um gravíssimo caso de saúde pública" e lamenta que a autarquia "continue a licenciar arruamentos e urbanizações nas imediações da ETAR, quando esta exala maus cheiros e possui material degradado". Baseando-se num parecer da Direcção Regional de Ambiente e Ordenamento do Território, Albino Bárbara diz que tal documento salienta que "a Câmara não está a respeitar a legislação existente quanto ao tratamento e lançamento de efluentes".
Porém, o vereador responsável por esta área na Câmara da Guarda, Esmeraldo Carvalhinho, que esteve presente no local, afirma que existe um protocolo com a empresa Águas do Zêzere e Côa, que está ela a tratar do projecto multimunicipal para tratamento de esgotos, uma medida que resolverá o problema, já que se prevê a construção de uma nova ETAR em Badamalos (Sabugal), para onde serão canalizados os esgotos da Guarda.
Quanto aos efluentes da ETAR de São Miguel, o vereador diz estarem em "condições para ser lançada na linha de água. Mas é uma ETAR que trata águas residuais e urbanas, tem de libertar maus cheiros".