Por Sónia Balasteiro e Anselmo Crespo


Alunos de Design Têxtil e Vestuário na criação dos modelos para a colecção Primavera/Verão

Os alunos de Design Têxtil e do Vestuário da Universidade da Beira Interior (UBI) vão, no próximo dia 24 de Novembro, a partir das 21h30, no pavilhão da ANIL, mostrar o que valem. Trata-se do primeiro Covilhãmoda 2001, uma ideia de Rui Miguel, director do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil. Este evento visa sobretudo proporcionar a estes alunos a oportunidade de trabalharem de perto com estilistas experientes, podendo depois apresentar os resultados do seu projecto ao lado de grandes nomes da moda nacional, como Miguel Vieira, Katty Xiomara e Luís Buchinho.
Rui Miguel explica as razões que o levaram a propor esta ideia aos seus alunos: « É importante apostar na qualidade e na afirmação da UBI como escola capaz de formar profissionais competentes na área do vestuário». A resposta não podia ter sido mais positiva: «Os alunos encaram a ideia com entusiasmo, mas com alguma falta de confiança», lembra Rui Miguel. No sentido de superar esta dificuldade foi solicitada a ajuda de três estilistas da região que acompanham o trabalho dos alunos e os ajudam a criar o produto final. Anabela Lourenço, Carlos Gil e Miguel Gigante formaram três grupos que estão já a trabalhar em nove modelos femininos e três masculinos, já a pensar na próxima colecção Primavera/Verão. O vestuário, segundo Rui Miguel, é uma excelente forma «de apresentar a espectacularidade do produto final».

Uma aposta clara na qualidade

Manuel Serrão, o grande mentor do Portugal Fashion garante a produção do evento, para o qual foram contratados alguns manequins de renome como Joaquim, Débora, Cristina Alves, Erika e Evelina Pereira, entre outros. Esta é uma iniciativa que conta com o patrocínio oficial da Câmara Municipal da Covilhã, e com os apoios de várias empresas da região. A entrada no desfile será por convite, e este terá como convidados de honra o Centro de Moda e Design da Madeira.
Rui Miguel adianta ainda que «esta é uma iniciativa a ser repetida pelo menos uma vez por ano».






Miguel Gigante, estilista natural da Covilhã e participante nesta iniciativa




«Estou entusiasmadíssimo»

 

 

Miguel Gigante é natural da Covilhã e está no mundo da moda há 12 anos. Diz-se «entusiasmadíssimo por trabalhar com estes alunos» e considera a experiência «muito interessante e positiva». O estilista adiantou ainda ao Urbi que não coloca de lado a hipótese «de requisitar mais tarde a ajuda de alguns deles. Há aqui pessoas com um traço excepcional». Como método de trabalho, Miguel Gigante aposta na liberdade de escolha dos seus alunos e diz que «a minha principal função é passar algumas informações sobre técnicas que eles ainda não conhecem».
Miguel Gigante lembra ainda que «a Covilhã precisa decididamente deste tipo de eventos» e sente-se «vaidoso» por participar.