Por Ana Filipa Fernandes


"Ajudar o trabalhador a crescer como Pessoa e como Profissional"

No passado fim-de-semana, dias 23 e 24 de Novembro, teve lugar no Auditório do Hospital Cova da Beira o "I Encontro Regional de Formação da Zona Centro".
Este encontro teve como principal objectivo debater, discutir e avaliar a formação hoje em vigor nos profissionais. O slogan foi mesmo: "Cada um de nós é capaz de sonhar, desenhar e conceber o mais maravilhoso lugar no mundo. Mas é preciso gente para realizar esse sonho" (Walt Disney). Reunindo várias estruturas profissionais, para discutir um sem número de problemas que se colocam a cada profissional, leva a uma construção e desenvolvimento flexivel e aberto da formação a dar.
João Casteleiro, Presidente da Comissão Instaladora do Centro Hospitalar da Cova da Beira, afirma que "a formação é um factor determinante para o desenvolvimento de qualquer região e instituição em particular. Assenta, então, no pressuposto que todos, até aos últimos dias da nossa vida, somos seres aprendizes".

Câmara aposta na formação de funcionários

Joaquim Matias, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, acredita que este tipo de Encontros são de extrema importância. Afirma que "devemos planificar a formação curricular e contínua, para que cada instituição tenha mais sucesso no seu exercício e para que se desenvolva a auto-estima de cada um em particular". Segundo nos declarou, apostar cada vez mais na formação é uma posição da Câmara, daí que já tenham sido gastos 6 mil e 500 contos na formação dos seus funcionários, e tenham sido atribuídos cerca de 23 estágios profissionais e 18 curriculares, organizados pela própria Câmara para recém-licenciados. " Até outras Câmaras nos têm criticado por gastarmos tanto na formação dos funcionários, mas entendemos que é uma aposta ganha. Profissionais bem formados é, sem dúvida, meio caminho andado para melhor desempenho nas suas funções".

"Formar para Mudar"

Foram abordados nestes dois dias diversos temas, e cada um dos oradores tentou expôr a sua posição referente a ao grande objectivo destes Encontros.
Ana Maria Araújo, médica, apresentou "Formar para Mudar". Para o denvolvimento da sua temática defendeu que se descobriu, há pouco tempo, um terceiro tipo de inteligência, denominada "inteligência espiritual". Inteligência essa que nos impulsiona, nos faz ter propósitos na vida, nos faz acreditar em valores e que nos possibilitam um maior desenvolvimento no exercício da saúde, por exemplo.
As características principais de uma pessoa espiritualmente inteligente revelam-se, segundo Ana Araújo, por praticar o auto-conhecimento, celebrar a diversidade, perguntar sempre porquê quando não se sabe, ter solidariedade pelo próximo, espontaneidade, compaixão, e ser, por fim, "um pouco louco". Afirma que "uma dose ligeira de loucura, juntamente com a capacidade de celebrar a diversidade, ajuda a que esses supostos loucos contribuam, através da inovação, da espiritualidade e do gosto pela profissão, ao exercício da profissão de forma plena e a sua aprendizagem possa contribuir em muito para o desenvolvimento de outros".
Neste encontro foram ainda abordadas temáticas que, dada a importância do papel da formação na sociedade contemporânea, fizeram do mesmo um acontecimento relevante para a região. Foram elas: "Benefícios Potenciais da Formação", por Batista Dias, Professor no Instituto Superior Miguel Torga," Troca de Experiências a Nível da Formação entre instituições", por diversos representantes,"A Formação ao longo da vida" e "Descentralização da Formação", por Rosa Moreira, Enfermeira chefe do Serviço Ginecológico/Obstetrícia do Centro Hospital da Cova da Beira.
Temáticas deixadas para reflexão de cada um.