Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Paulo Vicente apresenta o projecto

A primeira fase das obras do futuro Complexo Desportivo da Covilhã devem estar prontas até à Primavera do próximo ano. "Isto numa perspectiva pessimista", adianta Paulo Vicente, director da obra e representante da Construtora do Lena, empresa a quem foram adjudicados os trabalhos de infra-estruturação geral. Os acessos estão abertos e algumas zonas pedonais já foram iniciadas. De qualquer modo, e apesar de cerca de 80 por cento do plano já estar concluído, o responsável acredita que o Inverno possa vir a atrasar o trabalho que ainda falta.
O ponto da situação dos trabalhos foi feito por Carlos Pinto, presidente da autarquia serrana, na segunda-feira, 19. O autarca convidou a imprensa e algumas instituições da cidade, entre as quais o Sporting da Covilhã e a ADE, e fez a visita guiada pelos terrenos onde se vão situar as piscinas, pistas, pavilhões e estádio do complexo. Segundo o presidente, já todas as estruturas têm projecto e o custo global ronda os cinco milhões e meio de contos. Contudo, e apesar de se mostrar satisfeito com o progresso dos trabalhos, escusa-se a adiantar uma data para a sua conclusão total porque, explica, "são obras complexas, do ponto de vista burocrático". O edil lembra os vários obstáculos levantados pelo Tribunal de Contas em relação ao visto das pistas de atletismo e os problemas de financiamento das obras. Aspecto no qual volta a apontar o dedo ao Governo a quem acusa de não comparticipar "com o que uma obra destas merece". Pinto lembra que só a fase de infra-estruturação do recinto e as pistas de atletismo custam 600 mil contos cada e que "a autarquia já entrou com 400 mil, sem ter ainda recebido nada do Estado".
Quase prontas a arrancar estão as pistas de atletismo, cujos terrenos já estão preparados. No que respeita ao Estádio, que vai ter capacidade para 10 mil pessoas e estacionamento para mais de duas mil viaturas, a autarquia pretende lançar o concurso até final do ano. O objectivo é adjudicar a obra até ao segundo semestre de 2002, para que a empreitada esteja pronta em 2004.