No âmbito do projecto "Guarda, Cidade Digital"
III Fórum de Informática, Telecomunicações e Competitividade Industrial

NC/Urbi et Orbi

 

Decorre na Guarda, de 29 de Novembro a 1 de Dezembro o III Fórum de Informática, Telecomunicações e Competitividade Industrial (FIT 2001), organizado pelo Nerga, IPG, Portugal Telecom, Governo Civil, ISACE e Dom Digital.
Esta iniciativa pretende promover a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação, contribuir para a divulgação das soluções apresentadas por empresas regionais e nacionais no âmbito das temáticas do Fórum e divulgar os projectos enquadrados na acção da Guarda Cidade Digital. De acordo com a organização, o Fórum dirige-se, fundamentalmente às escolas, tecido empresarial da região, administração pública e entidades que procurem adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre as temáticas escolhidas para este encontro.
No dia 29 de Novembro falar-se-à de novas tecnologias ao serviço da educação, formação à distância online, das novas escolas de formação tecnológica e da formação à distância em ambiente empresarial. Para o dia seguinte estão agendadas intervenções sobre o Programa Operacional Sociedade da Informação, teletrabalho e projectos desenvolvidos pelo IPG. Para além disso será também apresentado o Projecto Iwaytrade, seguindo-se algumas comunicações sobre aplicações bancárias, nova economia e métodos de trabalho e novos produtos na área empresarial.
O programa do FIT 2001 integra a realização visitas a projectos desenvolvidos na Guarda, vários painéis temáticos com o objectivo de sensibilizar os participante para as oportunidades proporcionadas pelas novas tecnologias. Está ainda previsto um show room em que vão estar presentes instituições e empresas ligadas à informática e telecomunicações.