Por Catarina Rodrigues


A sétima arte proporcionou momentos de entretenimento

O Cybercentro da Covilhã abriu as portas à comunidade nos passados dias 23 e 24 de Novembro. A iniciativa, inserida na Semana da Ciência e Tecnologia, permitiu aos interessados o conhecimento de toda a capacidade tecnológica daquele centro.
Um dos principais objectivos foi mostrar "tudo o que esta instituição tem para oferecer". O Cybercentro conta com uma grande diversidade de novos meios de comunicação e aprendizagem. Com aquela acção pretendeu-se atrair a atenção do público para a utilização do local, de uma forma assídua.
Realizaram-se diversas actividades. Para além do acesso à Internet, o Cybercentro demonstrou capacidade para prestar um leque variado de serviços.
Os participantes, essencialmente jovens e alunos da Universidade da Beira Interior, tiveram a oportunidade de assistir à projecção de filmes como Matrix, Breaveheart, X-Men e a Fuga das Galinhas. Estas projecções decorreram no Cybercafé, um espaço acolhedor e polivalente.


Um local pensado para utilizadores de todas as idades

A possibilidade de participar em filmagens com cenários virtuais foi, sem dúvida, um grande atractivo. Os visitantes que assim o desejaram foram filmados num estúdio televisivo e escolheram posteriormente o cenário onde gostariam de ser colocados. Com a mais alta tecnologia é possível obter resultados surpreendentes.

Nunca é tarde para aprender

No Cybercentro decorreram também aulas de formação para os alunos da Academia Sénior da Covilhã.
Depois de uma solicitação daquela Academia, o Cybercentro disponibilizou-se para dar aulas de iniciação à Internet às pessoas mais idosas. Os alunos, bastante interessados na matéria, mostraram que nunca é tarde para aprender.
O Cybercentro da Covilhã, o primeiro do País, encontra-se aberto há já quatro meses. A funcionar actualmente num ritmo de 15 horas diárias, assume-se como um local de extrema importância para a cidade e para a região.