Um auditório multidisciplinar
Seminário: 'Introdução à Medicina Paliativa'
"As pessoas têm uma repulsa sobre o sentimento"

Conversas sobre a complexidade da dor estiveram na ordem dos trabalhos do seminário realizado na Universidade da Beira Interior, durante os dois dias da apresentação do tema aos interessados.


Por Sónia Torres


Decorreu, durante os dias 23 e 24 de Novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI) o seminário intitulado 'Introdução à Medicina Paliativa', organizado pelo Centro Hospitalar Cova da Beira com a colaboração da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
O seminário teve como tema principal a Medicina Paliativa. Este tema, a unidade de dor e a dor oncológica, compreende toda a área médica relacionada com as doenças incuráveis e evolutivas. Os oradores discursaram acerca dos cuidados e abordagens profissionais que têm como finalidade o alívio do sofrimento e a optimização da qualidade de vida dos doentes.
A iniciativa surgiu na sequência de um primeiro encontro realizado há dois anos na UBI. Agora, com objectivos mais amplos, surgiu o seminário destinado, como no primeiro, "a todos os profissionais de saúde que directa ou indirectamente estejam envolvidos na área dos cuidados paliativos", explicou António Lourenço Marques, médico e membro da comissão organizadora.
A unidade de saúde da Cova da Beira tem vindo a desenvolver alguns trabalhos na área dos cuidados paliativos desde 1992, e considera importante a "discussão de algumas matérias relacionadas com o trabalho que estamos a desenvolver", confirmou aquele membro da organização.
O entusiasmo por parte dos alunos de medicina era notável. António Lourenço Marques mostrou-se satisfeito em relação à presença e participação activa por parte dos futuros médicos, "o futuro prepara-se com estas novas gerações" referiu.
Cátia Pires, estudante de medicina, considerou a iniciativa como "bastante interessante" e realçou o facto de que "estar em contacto com estas realidades logo no primeiro ano do curso é vantajoso para nós como futuros médicos".
Os temas foram tratados de uma forma muito simples o que permitiu um acompanhamento por parte dos presentes, que se mostraram bastante interessados. "Estou a gostar muito e sobretudo estou a gostar da forma como os assuntos estão a ser apresentados", concluiu Márcia Kisles, professora na Faculdade de Ciências da Saúde.