Por Ana Filipa Silva


Esteve a cargo de Vanda Stuart a apresentação do evento

A 1 de Dezembro comemora-se o dia de Luta Contra a SIDA, mas esta data já foi celebrada pela Abraço e todos aqueles que participaram e assistiram à nona gala de travestis, a 25 de Novembro, no Coliseu de Lisboa. A cerimónia teve de ser antecipada porque não existiam salas livres para que a festa anual fosse empreendida no próprio dia. Vanda Stuart, a propósito da inexistência de salas, enviou um recado ao próprio presidente da Câmara Municipal de Lisboa: "Não destrua as casas de espectáculos. Deixem os artistas trabalhar!".
A apresentadora, que foi produzida por João Rolo e Eduardo Beauté, entrou em cena com os Fly Dancers, um grupo de dança que abriu as duas partes da gala. Aproveitou cada entrada em palco para nos desvendar o que se seguia, mas também para entregar prémios, como foi o caso de Fany Star que ganhou o prémio da rainha da noite.
João Soares também foi homenageado, com uma estátua de Domingos de Oliveira, desta feita pela sensibilidade que tem para com estas iniciativas. Como estava em Madrid, não pôde estar presente e enviou uma mensagem de agradecimento com um final ao estilo de campanha eleitoral "Viva a Gala de Travestis! Viva Lisboa!". Um texto, segundo a apresentadora, "assinado".
Vanda Stuart aproveitou o seu papel e, ao anunciar a actuação de Simone de Oliveira, contou-nos que ficará eternamente grata à cantora pelo grande apoio que lhe deu após a sua vinda, pela primeira vez, do Brasil, onde havia feito alguns espectáculos e alcançado o sucesso.
Para além do momento alto que foi protagonizado por Simone de Oliveira ao gritar, em tom de despedida, "Viva o travesti!", também aquele que se viveu quando a apresentadora informou o público que normalmente havia uma pessoa que subia ao palco naquela data, e que desta vez, ficou do outro lado devido a uma doença grave que o assaltou. O Coliseu de pé a aplaudir e um ramo de flores no palco para o transformista que do alto do seu camarote agradecia, com certeza comovido com a onda de solidariedade.

Simone de Oliveira também marcou presença na gala da luta contra a SIDA

Outro momento que mexeu com a assistência deu-se com a entrada em cena do Grupo Hym, que ao som de "Erotica" de Madonna não só simulou o acto sexual, como uma transexual massajou os seus seios de uma forma demasiadamente sensual, tanto que no fim dessa apresentação, uma voz rouca gritou "Suas desbocadas!".
Apesar dos excessos, que são cometidos em qualquer festa, o Coliseu considerou a gala um êxito, tanto que já se falava na organização de um Carnaval de cinco dias nesse espaço. A noite não se estendeu tanto, mas foi tão longa que houve muitas pessoas a abandonar a sala mesmo antes do fim, inclusive Lenita Gentil, uma das cantoras da segunda parte entrou em palco antes de tempo e contornou a situação ao dizer que a "vida de artista não é fácil" e que tinha de se levantar às sete da manhã.
Victor de Sousa também apoiou a causa com a sua declamação de poesia. "Cântico Negro" de José Régio. Uma parte mais calma que permitia a reflexão sobre as palavras do poema "Não vás por aí!". O espectáculo continuou pelo caminho da alegria e da sátira. Pelo palco desfilaram mulheres perfeitas, raramente nos faziam lembrar que, em muitos casos, por baixo de toda aquela aparência está um homem.




Ex-aluno da UBI participa na festa da Luta Contra a SIDA

Ruben, ex aluno da UBI participou na gala da Abraço
 
Ruben foi aluno de Engenharia de Produção e Gestão Industrial durante três anos. Mas essa não era a sua vocação. Deixou EPGI e ingressou no primeiro ano do curso Relações Públicas e Publicidade, no Instituto de Novas Profissões, ao mesmo tempo que se tornou um dos manequins da Elite, uma agência de modelos. Assim, trocou a Covilhã por Lisboa, a sua terra natal.
Quando morava na Cidade Neve as possibilidades de trabalho eram quase nulas, com a mudança para a capital as ofertas foram crescendo, entre elas a sua participação na Gala da Abraço. No entanto foi na UBI que tudo começou, diz-nos "Tudo aconteceu num dia normal quando eu estava na UBI, ia ter aulas da parte da tarde e entretanto uma rapariga perguntou-me se queria tirar um curso de manequim".
A sua reacção foi de espanto, pois abordaram-no muito de repente. Mesmo assim quis mais informações e a mesma rapariga que o interpelou, explicou-lhe que se tratava da escola de manequins Models Inc. cuja digressão que faziam pelo país tinha o apoio da Central Models, outra agência de modelos. Depois da entrevista, em que ficou seleccionado, começou o curso na escola que "Na altura tinha a coordenação de Pepe Moura e de uma modelo, que ainda hoje faz desfiles, de nome Maria João Baginha." informa-nos.
O curso foi leccionado de uma forma intensiva e daí resultou o desfile final na discoteca covilhanense &Companhia. Contudo Ruben adianta que não é necessário frequentar um curso do género para se trabalhar no mundo da moda, porque a técnica só se adquire com a prática. "Acho que se aprende com a experiência", afirma.
Uma das vantagens é a de conhecer pessoas influentes que podem ajudar aqueles que têm algum potencial. Se não fosse a ajuda que o seu director de curso lhe deu, provavelmente demorava mais tempo a ser um dos agenciados da Elite. Pepe Moura indicou-o como uma pessoa competente para fazer o trabalho de scouting para aquela que é hoje a sua agência. "Fiz esse trabalho e entretanto tive o convite para participar no concurso Elite Model Look 2001", acrescenta.
Até ao momento, participou num anúncio também ele relacionado com a luta contra a SIDA e fez uma sessão fotográfica com o fotógrafo de moda Carlos Ramos, no intuito de enriquecer o seu book, o álbum de apresentação do modelo. Algumas das suas fotografias estão on-line e podem ser vistas no site de internet www.onfashion.pt .
O seu futuro passa pela moda, como relações públicas ou como modelo, pelo menos assim o deseja. "A minha maior ambição no mundo da moda passa pelo desfile, quer no que respeita a desfilesnacionais e internacionais" confessa-nos. A Moda Lisboa é uma das passerelles sonhadas. Com certeza que não se teria importado de desfilar no evento de moda realizado no dia 24 de Novembro naquela cidade que o acolheu ao longo de três anos. Diz mesmo "julgo que este tipo de evento é importante, bastante proveitoso e positivo, para uma cidade em desenvolvimento e de carácter universitário".
Na "Noite dos Travestis", juntamente com mais alguns colegas da sua agência e da Face Model's, Ruben acompanhou Sónia Antão no seu primeiro travesti e, deste modo, participou numa acção de beneficência.