Por Sónia Balasteiro


O Centro de Intervenção Social e Psicopedagógica da Covilhã foi inaugurado na passada Sexta feira, 30

Acabar com o insucesso escolar. Este é o principal objectivo do Centro de Intervenção Social e Psicopedagógica da Covilhã. Na medida em que o insucesso escolar é uma das causas de exclusão social, o Centro procura apoiar pedagógica e psicologicamente crianças em risco. A inauguração das novas instalações foi feita pelo Director da Segurança Social de Castelo Branco, José Joaquim Antunes, no passado dia 30 de Novembro, sexta-feira. A benção das novas instalações coube ao Reverendo Padre José Pires. Para além da direcção, a ocasião contou ainda com a presença de vários colaboradores da Casa do Menino Jesus.
A ideia de apoiar crianças com insucesso escolar já tem alguns anos mas só agora existiram os meios necessários para a realizar. O Centro de intervenção Social e Psicopedagógica nasceu de um convite do Centro Regional de Segurança Social e foi tornado possível através do financiamento pelo programa "Ser criança". Perante as possíveis complicações no desenvolvimento do projecto, a resposta dos pais e das escolas foi bastante positiva. Em termos médicos foi assinado um protocolo com o Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Um projecto para continuar

O projecto foi preparado para três anos, e depois disso continuará em funcionamento, caso o balanço entretanto efectuado seja positivo. A Casa do Menino Jesus está a tentar fazer com que todas as crianças que precisam de ajuda possam ser encaminhadas para o Centro. Durante os três primeiros anos de actividade, os responsáveis pela instituição esperam receber 242 crianças. O Centro de Intervenção Social e Psicopedagógica está em funcionamento desde Junho deste ano, mas apenas no passado mês de Outubro abriu nas actuais instalações, que foram legadas em testamento por Maria Luísa Miguel.
Resta acrescentar que este projecto abrange todas as escolas da Covilhã, excepto a Escola Frei Heitor Pinto, devido à idade dos estudantes que a frequentam.




O funcionamento do Centro

 
O processo de ajuda às crianças com dificuldades de aprendizagem começa nas escolas, que encaminham os alunos para o centro. Ali as crianças são observadas por um psicólogo, que averigua as causas do insucesso. Se o problema for apenas de aprendizagem, a criança é conduzida a um professor que intervém directamente no problema. Se o problema se alargar a outros factores, como a família, as crianças serão acompanhadas por uma assistente social. A observação será feita tanto em sessões individuais com as crianças, como em sessões em que os pais estarão presentes,ou mesmo em sessões apenas com os encarregados de educação. Cada criança tem um processo individual e obtém um atendimento personalizado. Actualmente, as crianças tratadas têm entre 5 e 15 anos mas, no futuro, poderão tratar-se crianças mais novas.