Guarda
Siglas e CONTradições no Paço da Cultura

Por Victor Amaral

 

"Siglas da Guarda" e "CONTradições". Duas exposições vão estar patentes ao público a partir desta quinta-feira até ao dia 27, no Paço da Cultura. A primeira é o resultado de um trabalho de levantamento de todas as siglas gravadas no granito da fria cidade, sob orientação de Moutinho Borges e passadas à estampa pela mão de Marín García. O desenhador espanhol propõe uma nova leitura destes símbolos lapidários transformando-os em arte contemporânea, escultura e instalações. O artista procura realçar-lhes a beleza, indiferente ao comum transeunte, decantando a essência de cada pedra. São estas siglas que enceram no espírito urbano da cidadela a "alma" da própria cidade, que agora completa 802 anos de história.
A segunda proposta, não menos invulgar, é constituída por um conjunto de modelos sintetizados do mundo da moda, do estilismo e dos saberes artesanais. Trata-se de uma junção entre os mais conceituados criadores de moda portugueses, entre eles Ana Salazar e Luís Buchinho, e artesãs da Serras da Arga, Marão, Freita, Gerês, Montemuro, Aliança Artesanal de Vila Verde, Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde, Oficina Escola de Bordados de Castelo Branco e Associação Pedras Brancas de Covide.

"Perlimpimpim...perlimpimpão"

É nome de livro infantil, um sucesso de vendas em todo o País. Mafalda Milhões, nascida em Mirandela em 1978 e estudante em Tomar, fez nascer a obra e apresenta-a esta sexta-feira, 7, na Guarda, onde tem residência familiar, estando ligada, culturalmente, ao grupo de teatro "Aquilo". Mais do que um mero livro, Mafalda propõe no Paço da Cultura, em duas sessões para as crianças dos Jardins de Infância e escolas do primeiro ciclo do ensino básico, às 10 e às 14 horas, a magia do conto encarnando as suas personagens, os bonecos do livro a três dimensões. Revela-se uma nova escritora, já em fase de preparação de outra obra infantil, no âmbito do ciclo "Novos Criadores Novos", pela mão da Câmara Municipal da Guarda.