A Pianista
de Michael Han
eke

por fátima fonseca

A película baseada no romance da escritora Elfriede Jelinek, conta a história de Erika Kohut, uma professora de piano, que dá aulas no Conservatório de Viena.
Erika é uma mulher de meia idade, fria e solitária.
A sua vida gira em torno da mãe, com quem vive e que a oprime, mas da qual ela não se consegue libertar. Juntas vivem uma intensa relação que deambula entre o amor e o ódio.
O único escape de Erika é a vivência da sua sexualidade reprimida, e delineada em rituais de auto-mutilação e de um "voyeurismo" mórbido. As suas experiências constroem-se na frequência de cinemas pornográficos e "peep shows".
Um dia num recital de piano, um jovem apaixona-se pela forma envolvente de Erika tocar piano e passa a ser seu aluno. Ele tenta conquistá-la mas ela impõe entre os dois uma relação de subjugação total que os leva ao limite da obsessão um pelo outro e pelos rituais em que procuram sempre ultrapassar os limites do convencional, rondando a loucura.
A Pianista é um filme intenso e perturbador, onde se questiona o amor, a obsessão e a moralidade em jogos psicológicos brutais entre as personagens, ao qual o espectador não consegue permanecer indiferente.
Este filme conquistou o Grande Prémio do Júri do último Festival de Cannes . Importa também realçar as magníficas interpretações de Isabelle Huppert e Benoît
Magimel, que venceram os Prémios de Interpretação Feminina e Masculina deste
certame.