Aparição



De Vergílio Ferreira


por ana maria fonseca

Galardoado com o "Prémio Camilo Castelo Branco" da Sociedade Portuguesa de Escritores, esta obra de Vergílio Ferreira, de leitura obrigatória no ensino secundário, está traduzida em várias línguas.
Romance estruturado em redor da descoberta do "eu" a partir da experiência vivida por Alberto Soares, um professor que chega a Évora, todo o livro se desdobra na procura dos limites e da descoberta, simultanea, de uma cidade e de si próprio.
A cidade, pequena e fechada, como um minúsculo mundo, é aqui descrita ao pormenor. Os locais e as paisagens erguem-se na memória de quem conhece a cidade alentejana através do percurso do professor que a descobre aos poucos.
Ao mesmo tempo que descobre a cidade, Alberto Soares, personagem que nos conduz pelas inquietações do seu espírito, vai também descobrindo o porquê de si, em constante dúvida e exaltação, consigo próprio e com o que o rodeia.
Nesse questionar constante da sua existência, Vergílio Ferreira apela a um "além de mim", ponderando a existência desse mais além que ultrapassa o sagrado e que só por vezes nos é dado a conhecer.
Uma obra a ler ou reler para os espíritos inquietos que queiram entrar no espírito de um personagem em constante tumulto com a existência.
Vergílio Ferreira nasceu em Melo, Serra da Estrela em 1916, e faleceu em Lisboa em 1996. Frequentou o Seminário do Fundão entre 1926 e 1932 e licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A par do trabalho de escrita, foi professor de Português e de Latim em várias escolas do País. Inicialmente neo-realista, depressa Vergílio Ferreira se deixou influenciar pelos existencialistas franceses, iniciando um caminho próprio a partir do romance Mudança (1949). É considerado um dos mais importantes romancistas portugueses do século XX, tendo ganho vários prémios, entre eles o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (ganho duas vezes, primeiro com o romance Até ao Fim e depois com o romance Na tua Face), e o Prémio Femina na França com o romance Manhã Submersa.