Por Catarina Rodrigues


Gigantones animam a tarde de convívio

Sábado, 8 de Dezembro, foi apresentado, no Centro de Dia da freguesia de Cantar Galo, o Projecto de Luta Contra a Pobreza "Grão a Grão".
A entidade promotora e gestora do projecto é a Beira Serra. Esta Associação de Desenvolvimento Local da Cova da Beira irá ter à sua disposição 108 mil contos, nos próximos dois anos, para resolver alguns dos problemas dominantes naquela freguesia.
A associação conta com os apoios da Câmara Municipal da Covilhã e da Junta de Freguesia de Cantar Galo, bem como com algumas parcerias importantes, como é o caso da Universidade da Beira Interior.
O projecto é financiado pelo Comissariado Regional do Sul da Luta Contra a Pobreza e tem a comparticipação da Segurança Social.
O objectivo principal do projecto "Grão a Grão" é a melhoria das condições básicas de vida na sua área de intervenção. Grande parte dos problemas da localidade de Cantar Galo prendem-se com as crianças. Faltam espaços adequados para tempos livres e para um bom percurso educacional.
Muitos idosos vivem em zonas de difícil acesso e sentem-se desprotegidos. Este problema tem sido atenuado pelo trabalho desenvolvido no recente Centro de Dia da freguesia.
O projecto "Grão a Grão" visa também apoiar famílias carenciadas, melhorar as condições de habitabilidade e a inserção social de grupos desfavorecidos.
A animação cultural tem um papel fundamental. No dia de apresentação do Projecto de Luta Contra a Pobreza, teve lugar uma grande festa em Cantar Galo. Houve animação de rua feita por bombos e gigantones, jogos tradicionais, cantares da Beira, exposições, um magusto e muita animação.
A população participou em grande número e mostrou-se satisfeita com este passo para o desenvolvimento da freguesia.




Luta contra a pobreza é uma necessidade para alguns idosos da freguesia




Um exemplo a seguir
 
O Grupo Aprender em Festa (GAF) de Gouveia participou activamente no evento em Cantar Galo.
O GAF nasceu há 11 anos e está empenhado num projecto de luta contra a pobreza denominado "Gouveia Solidária".
Este grupo teve sempre como principais objectivos a inserção social de pessoas com dificuldades económicas ou com problemas de alcoolismo, bem como a resolução de problemas relacionados com o desemprego e com habitações degradadas.
A eliminação do trabalho infantil constitui também uma prioridade para o GAF.
Mas os olhares dos membros deste grupo brilham quando se fala da Ludoteca Itenerante. Uma carrinha cheia de brinquedos e jogos que se desloca às localidades mais carenciadas para proporcionar às crianças momentos de alegria.
O GAF salientou a importância da cultura em projectos desta natureza, independentemente da vertente habitacional ou económica.
O trabalho realizado por este grupo em Gouveia pode ser um bom exemplo para o projecto que agora se inicia em Cantar Galo.