O pavilhão do Oriental de São Martinho foi pequeno para todos os que quiseram assistir a esta festa
Alcoólicos Recuperados celebram com campanha de solidariedade
CAR festeja o Natal

"Nós conseguimos, tu também consegues", é o lema do CAR. Numa tarde em que a alegria foi o prato principal, os Alcoólicos Recuperados encheram o Oriental de São Martinho para festejarem o Natal. Entre música, palhaços e muita boa disposição, o objectivo foi cumprido: não houve bebidas alcoólicas.

Por Laura Sequeira


"O alcoolismo é uma doença, mas também um grave problema social", palavras de José Manuel Amarelo, Presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados (CAR) da Cova da Beira. Cerca de duzentas e cinquenta pessoas estiveram presentes na Festa de Natal organizada por esta colectividade, no passado Domingo, dia 9. O Pavilhão do Oriental de São Martinho foi pequeno para acolher o número de pessoas que quis passar uma tarde a beber apenas água e sumos . Porém, José Manuel Amarelo diz: "Não somos contra o uso de bebidas alcoólicas, mas sim contra o abuso".
As emoções subiram ao palco, mas também se sentiram no rosto dos antigos doentes, agora alcoólicos recuperados. A tarde começou com um almoço e continuou com várias actuações, entre as quais a Fanfarra do CAR, o Trio Musical Vítor Costa e seu Acordeão, e uma parelha de palhaços, que não podia faltar.
Angélico Moreira Rosa, de 60 anos, foi recuperado há 20 anos, e esteve presente na iniciativa. Lidar todos os dias com álcool não o faz cair em tentação. É taberneiro de profissão, no entanto acha que "trabalhar todos os dias com a bebida, faz esquecer", palavra de quem sabe. Este veterano afirma que é preciso ter "muita força de vontade, lutar muito, mas a família também ajuda". Foi a pensar não só nos doentes alcoólicos recuperados, mas também naqueles que os rodeiam, que o CAR decidiu oferecer cerca de 11 cabazes de Natal às famílias mais carenciadas. As crianças não foram esquecidas, e para elas havia as prendas que não podiam faltar numa Festa de Natal.

Durante a festa decorreu a angariação de novos sócios, bem como uma exposição de pintura. As telas expostas foram obra de José Baptista, também ele um doente recuperado. Os preços variavam entre os trinta mil escudos e os cento e cinquenta mil escudos, valor do quadro mais caro. Cinquenta por cento do resultado das vendas revertia a favor do CAR.

"Eugénio de Andrade", o quadro mais caro da exposição de pintura
patente na Festa de Natal do CAR
Para esta colectividade o Natal dura todo o ano. Foi com este espírito que organizaram campanhas de solidariedade. Recolher roupa para entregar aos mais carenciados e distribuir brinquedos às crianças que não lhes têm acesso, são algumas das iniciativas já agendadas pelo Centro de Alcoólicos
Recuperados da Cova da Beira.
Mas "o mais importante desta festa são as famílias e os doentes alcoólicos
recuperados.Temos todas as nossas forças viradas para os doentes e para as suas famílias, para que possam fazer uma boa recuperação e para que possam pôr fim a uma vida tenebrosa.", relembra o Presidente do CAR, também ele um doente alcoólico recuperado.