Por Margarida Tomé


Na nova página, entre outras coisas, poderá consultar o Boletim Municipal e as Actas das reuniões realizadas

Foi no dia 4 de Dezembro que entrou on-line a nova página oficial da Câmara da Covilhã. Com novo visual e informação mais detalhada e rigorosa, a apresentação pública foi feita durante a manhã, conduzida por João Neves, representante da ASSEC, empresa responsável pelo desenvolvimento da nova página.
Com navegação simples pela página, esta tem um formato semelhante ao do Windows de forma a minimizar as dificuldades de consulta, e permitindo um fácil acesso aos conteúdos.
A nova página, que não foi concebida em formato html, assenta numa base de dados ocupando, assim, pouco espaço, permitindo maior rapidez e actualizações em tempo real.
Como maior novidade desta página, foi apresentado o serviço NETAUTARQUIA que permite ao munícipe fazer o download de formulários e requerimentos na área do Urbanismo para preenchimento e posterior envio. Este novo link permite, assim, evitar a deslocação do cliente ao Departamento de Urbanismo, pois poderá obter regulamentos urbanísticos, requerimentos e formulários através do computador, deixando de ser necessária a deslocação à Câmara. Através do computador, o cliente poderá também consultar o seu processo urbanístico mediante um número de munícipe e um código de acesso (PIN) que serão emitidos no acto de entrega.
Segundo Carlos Pinto, "este é um passo significativo numa área onde se registam muitas queixas, a do Urbanismo", já que este novo sistema permite reduzir o tempo de licenciamento das obras particulares e o requerente tem informação por si próprio, não estando condicionado a horários. Este é um exemplo da utilização das novas tecnologias da informação para que "o requerente de um projecto possa ter um acesso mais facilitado".
Em termos de custos, foram feitos investimentos em hardware e software na ordem dos 10 mil contos e um valor pouco significativo para a utilização mensal do serviço NETAUTARQUIA.
A partir desta data, a Câmara Municipal da Covilhã fará parte do conjunto das 10 autarquias que aderiram a esta tecnologia que pretende facilitar a vida das pessoas.