Por Margarida Tomé


A exposição realizou-se no hall de entrada desta unidade de saúde para que toda a comunidade conhecesse o trabalho dos voluntários

No passado dia 3 de Dezembro, o Núcleo de Voluntários do Hospital da Cova da Beira (HCB) inaugurou uma exposição onde se retrata o trabalho de voluntariado prestado naquela unidade hospitalar. Esta é uma iniciativa que pretende assinalar o Ano Internacional do Voluntariado, dedicando uma semana aos voluntários do Hospital da Cova da Beira.
O objectivo da exposição, onde os voluntários colaboraram dando testemunhos e participando na montagem, foi dar a conhecer à comunidade em geral esta actividade que é o voluntariado. "Esta Semana do Voluntário, serve para as pessoas terem uma ideia do trabalho que foi feito, que é feito, e que será feito futuramente", diz-nos Maria Hermínia Sena, uma das coordenadoras do grupo de voluntários, que nos revelou que se deslocarão à Escola Industrial da Covilhã a fim de colaborar numa acção que os alunos vão promover sobre o voluntariado.
Presente na inauguração esteve Carlos Pinto, que referiu que este projecto "é uma realidade tocante que fala de solidariedade activa", onde pessoas disponibilizam horas do seu dia para irem ao hospital ajudar quem precisa, mas confessou que "gostava de ver aqui mais homens", visto esta ser uma actividade onde predomina o sexo feminino com cerca de 90 por cento.
Durante a cerimónia procedeu-se também à entrega de 12 insígnias aos novos membros do corpo de voluntariado que, após seis meses de estágio, recebem um V, que trazem ao peito, identificando-os como voluntários.
É de salientar que a Câmara Municipal da Covilhã ofereceu uma verba de 50 mil escudos para despesas da formação dos novos voluntários.






Os voluntários num lanche-convívio no refeitório do hospital



O trabalho de voluntariado no Hospital da Covilhã
 
Actualmente, são 79 os voluntários que dedicam parte do seu tempo a ajudar quem precisa no Hospital da Cova da Beira. Na maioria, são pessoas do sexo feminino, já aposentadas, com alguma disponibilidade, mas o número de jovens a participar neste projecto tem vindo a aumentar. Como afirma João Casteleiro, "o voluntariado tem gente de todas as profissões e de todas as idades, não são só reformados".
O voluntário é como um amigo que auxilia aqueles que mais precisam. O seu trabalho complementa o trabalho de um profissional de saúde, é um serviço onde presta apoio ao doente e seus familiares.
Emília Filipe, 72 anos, está no hospital como voluntária há um ano e diz que se dedicou ao voluntariado porque "sempre gostei de lidar com o público, de receber e de dar". Os voluntários destacam-se pela bata amarela que usam, a "bata amarela" que vai sempre em auxílio. "Há muito quem precise de nós", diz Emília Filipe, as pessoas ficam encantadas quando são ajudadas e "eu fico também muito contente de poder ajudar". "Recebo muito mais do que dou", refere Emília Filipe, num trabalho que é magnífico mas que, para o qual, nem sempre as pessoas estão preparadas porque pensam que o seu espaço e a sua privacidade vão ser invadidos.
As inscrições para este programa de voluntariado podem ser feitas no Departamento de Serviço Social do Hospital. Os candidatos que forem selecionados para exercer a função de voluntário frequentarão uma acção de formação onde lhes é explicado em que consiste o serviço de voluntariado.