Por Gisela Gomes


A estreia da peça tem destinada como público a Associação Cristã da Mocidade (ACM) que acolhe indivíduos com deficiências. Segundo Sérgio Novo, membro da ASTA, " esta é uma forma engraçada de estrear, pois são pessoas que apesar de serem grandes agem como se fossem pequenas". O projecto proporciona assim um tempo de fantasia e alegria a quem frequentemente é esquecido.
Devido ao seu conteúdo divertido e didáctico, " Natal dos Brinquedos" da Walt Disney Productions, e agora adaptado por António Abernú, foi o texto
escolhido.
Trata-se de um espectáculo que consta de uma pequena leitura animada, onde os actores personificam os bonecos de uma loja de brinquedos. Já com vida, os bonecos através da utilização de curtas-metragens inseridas numa televisão, apercebem-se dos diferentes Natais de crianças de diversas realidades sócio- económicas. Deste modo pretende-se chegar mais perto do público infantil pois a televisão está cada vez mais interiorizada no universo das crianças.
" Natal dos Brinquedos" é indiscutivelmente um formato simples e cativante
de mostrar e sensibilizar miúdos e graúdos para essa arte tão grande que é o teatro.






ASTA - uma história recente

 
Fundada em Maio de 2000, a ASTA surge de uma vontade comum de dar voz a uma região. É formada por um conjunto de jovens profissionais em áreas artísticas, principalmente no teatro. A região da Beira Interior aponta cada vez mais para um crescente desenvolvimento tanto ao nível económico como industrial e social. É neste sentido que a ASTA defende que o factor cultural não deve ser relegado para segundo plano e a aproximação ao teatro carece de melhores apoios e divulgação.
Dispondo de uma pequena sede na cidade da Covilhã, desde Outubro do corrente ano, tem como objectivo fomentar as actividades artísticas, fundamentalmente o teatro, tendo em vista a transformação da associação em companhia profissional. É também objectivo da ASTA estabelecer protocolos de cooperação em projectos culturais no concelho, oficinas, worshops e acções de formação para crianças, jovens, adultos e grupos de teatro amador. Ao mesmo tempo pretende a cooperação com outras entidades estatais e privadas, bem como a circulação e intercâmbio de experiências, produções culturais e formadores por toda a União Europeia. A associação surge igualmente com o objectivo de combater a centralização no desenvolvimento de várias áreas culturais e artísticas que se verifica facilmente por parte de algumas entidades.
A ASTA sabe no entanto que este tipo de associações se encontram limitadas, tanto materialmente como financeiramente, e deste modo o seu sucesso depende directamente dos meios disponíveis bem como em muito da sua capacidade de improvisação.
Apesar do pouco tempo de existência, a ASTA conta já com bastante trabalho desenvolvido.
Apresentação do trabalho " E Por Vezes...", Poesia Encenada onde a Poesia, a Música e a Arte de Representar se conjugam, a deslocação de um dos seus membros a Hannover, onde desenvolveu um trabalho de formação na área do Teatro que culminou com a apresentação de uma peça na Expo 2000, a participação no Art'UBI - Mostra de Artes na UBI, a cerimónia de encerramento do Campeonato Mundial de Andebol Universitário 2000/2001. Também a apresentação ao público da peça infantil " O Pequeno Monstro" de Jasmine Dubé com encenação de Marco Ferreira, performance carnavalesca com figurinos de Miguel Gigante, estilista da região, comemorações do Dia Mundial do Teatro em colaboração com o TeatrUBI, apresentação ao público infantil do concelho da Covilhã ( Escolas do 1º Ciclo) da peça " O Pequeno Monstro" de Jasmine Dubé, animação para o Gabinete do Programa Polis de Castelo Branco onde foi feita uma divulgação do mesmo e a comemoração do Dia Mundial do Ambiente em todas as Escolas do 1º Ciclo de Castelo Branco. A ASTA participou ainda na exposição de Pranchas de Miguel Rocha, criador de Banda Desenhada, nas comemorações do Dia Mundial da Criança, iniciou o projecto " Encontros com o Autor" com a peça " Maioria Silenciosa" de Rui Pedro, desenvolveu uma acção de formação teatral para a infância e adultos na freguesia de Cantar Galo entre outras acções de formação. Colaborou com o Cineclube no projecto Delfim, participou nas comemorações do Dia Mundial da Juventude onde reuniu 30 jovens de várias nacionalidades na Serra da Estrela e nos " Encontros com o Autor II" com o conto " Hoje" de Bruno Carvalho.