Por Gisela Gomes


Alguns dos trabalhos expostos

Foi inaugurada ontem, dia 10, na Biblioteca Municipal da Covilhã, a exposição "Êxodos" do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e estará disponível ao público até dia 28 do corrente mês. A exposição assinala as comemorações do aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, que se celebra a 10 de Dezembro.
Sebastião Salgado é um dos mais respeitados fotojornalistas da actualidade. Nomeado como Representante Especial da UNICEF em 3 de Abril de 2001, dedicou-se a fazer crónicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de 10 livros, e na realização de várias exposições, tendo recebido vários prémios e homenagens na Europa e no continente americano.
Ao longo dos anos, o fotógrafo tem contribuído generosamente com organizações humanitárias entre as quais o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados ( ACNUR), ou a Organização Mundial da Saúde ( OMS).
" Êxodos" é uma exposição que fala de gentes, de vidas e que percorre o mundo tentando captar com sucesso almas pintadas em fotografia. A exposição está dividida em cinco temas diferentes que se complementam, nomeadamente " Luta pela Terra", " Megacidades", " Refugiados Emigrados", " África" e " Retratos de Crianças".
Curiosamente, a ideia de trazer a exposição à cidade da Covilhã partiu da Escola Secundária Campos Melo, que de pronto sugeriu à Biblioteca Municipal a realização do projecto devido ao facto de esta possuir maiores capacidades para o realizar e albergar.
" Seria muito interessante que as escolas da região se pudessem deslocar
para ver a exposição, assim como os " grupos minoritários" que dificilmente têm acesso a este tipo de acontecimentos, tais como indivíduos de etnia cigana ou presidiários", sugere a Dr. Crsitina Seabra.
" Êxodos" é assim um convite cultural aberto a todo o público sem distinção.

 





Algumas imagens de "Êxodos"
 





A exposição pode ser visitada todos os dias úteis das 10h00 às 16h00 na Biblioteca Municipal da Covilhã até dia 28 de Dezembro.




Perfil de Sebastião Salgado
 
Sebastião Salgado nasceu em 1944, no estado de Minas Gerais. Em 1968 obteve o mestrado em Economia nas Universidades de São Paulo e Vanderbilt ( EUA). De 1969 a 1971 frequentou, em Paris, a Escola Nacional de Estatística Económica. Obteve em 1971 o título de doutor.
A fotografia surgiu quando, de 1971 a 1973, trabalhou em África para a Organização Internacional do Café. Demitiu-se, regressou a Paris e começou a trabalhar como repórter fotográfico.
Os seus primeiros trabalhos registraram a seca no Sahel, África, e trabalhadores imigrantes na Europa. De 1977 a 1983, viajou várias vezes à América Latina. O resultado do trabalho foi publicado no livro " Autres
Amériques". Em 1979, entrou para aMagnum, agência que reúne grandes nomes da fotografia mundial. Em 1986, Salgado deu início ao projecto sobre o desaparecimento do trabalho manual, concretizado em 1993 na exposição e no albúm " Workers".
Sebastião Salgado é considerado um dos maiores fotógrafos documentais da actualidade. Encarando o trabalho com militância, Salgado tem preferência por temas sociais e só fotografa em preto e branco. Para ele, a técnica na qualé considerado especialista, concentra a emoção e permite que a imagem seja interpretada pelo que ela é. Trabalha a questão da terra desde 1980.
Ganhou prémios como o Eugene Smith de Foto Humanista em 1982, o Kodak em 1984, o Oscar Barnack em 1985, o Rei da Espanha em 1988 e o Worl Press de Jornalismo.