Jogadores do Covilhã esperam a marcação de um livre

Ficha do Jogo

Estádio Municipal José Santos Pinto
Campeonato Nacional da 2ª Divisão B - Zona Centro
13ª Jornada
(09/12/01
)

Árbitro: Luís Aguiar
Auxiliares: Eduardo David
Agostinho Gonçalves

Sp. Covilhã: 1
Celso; Rui Morais, Piguita, João Carlos, Trindade(cap.); Capelas, Hélder Gomes(José Carlos 45m), Filipe Avelar(Sousa 71m), Mílton; Riça e Hermes(Marco 79m).

Treinador: João Cavaleiro

Marcador: Hermes (33m)

Disciplina: Cartão amarelo para Riça (53m) e Capelas (94m)

S. C. Pombal: 0
Pedro Santos; Nuno Gonçalves(Canita 77m), Rodrigo, Luisão, Pinto(César Júnior 86m); Nuno Raquete, Carioca, Pedro Santos, Paulo Raquete(Vítor Hugo 62m), Rodolfo; Hugo Soares.

Treinador: João Carlos Pereira

Disciplina: Cartão amarelo para Carioca (39m)

13º jornada do Campeonato Nacional da 2º Divisão B - Zona Centro
Golão de Hermes dá vitória ao Sporting da Covilhã

O Sp. Covilhã continua firme na luta pela subida à II Liga, ao alcançar a segunda vitória consecutiva em casa. Foi um jogo em que o Covilhã falhou muitas oportunidades, o que o levou a sofrer muito na parte final do encontro. O único homem que descobriu a forma de chegar ao golo foi o brasileiro Hermes, que regressou aos golos após a grave lesão que teve e mostrou que é uma opção indiscutível para o ataque.


Por Francisco Carvalho e Ricardo Cordeiro


O Sp. Covilhã e o Sporting Clube de Pombal protagonizaram neste domingo, no Estádio Municipal Santos Pinto, uma partida bem disputada que a equipa serrana venceu por uma bola a zero.
Com pouco público nas bancadas, a partida começou muito disputada a meio-campo, com poucos lances de perigo. O primeiro remate digno desse nome teve lugar ao minuto 17, com Riça a rematar forte por cima da baliza na sequência de um livre directo.
Depois do primeiro remate do Pombal à baliza, o Covilhã apontou o golo solitário do encontro aos 33'. O lance começou no guardião Celso, que fez um lançamento longo para o meio campo contrário, onde Riça ganhou nas alturas a um adversário com a bola a sobrar para Hélder Gomes, que tocou para o centro da área com Hermes a matar no peito e a fuzilar o desamparado Pedro Duarte. O brasileiro voltava assim aos golos e mostrou a João Cavaleiro que é um elemento indispensável no ataque serrano.
Este golo teve o condão de libertar os Serranos que passaram a exercer um domínio total na partida. Até final da primeira parte, o Covilhã podia ter aumentado a sua vantagem com várias situações de perigo, com destaque para um remate de Hélder Gomes com defesa difícil de Pedro Duarte para canto. No seguimento do pontapé de canto, Riça rematou por cima da barra. Neste período, os forasteiros apenas tiveram um lance de perigo, com uma jogada de alguma confusão na área, mas sem surgir ninguém capaz de fazer o remate certeiro.
No reatamento do encontro, o Covilhã continuou a pressionar os seus adversários. Um elemento que se destacou foi Milton, que durante os primeiros quinze minutos da segunda parte efectuou três remates com perigo à baliza pombalense, após jogadas individuais. O Sp. Pombal apenas respondia através de lances de bola parada, de que são exemplos os remates de Nuno Raquete aos 55' e de Pinto aos 69' que proporcionaram boas defesas a Celso.
Após a entrada de Vítor Hugo, o Pombal começou a dominar a partida com o Covilhã a procurar sair em contra-ataque na tentativa de dilatar a vantagem. Hermes rematou aos 76' para uma boa defesa do guarda-redes do Pombal após uma bela jogada de José Carlos, que tentava explorar os espaços que lhe eram concedidos. O último remate de perigo dos Leões da Serra aconteceu aos 83' com um remate forte do recém-entrado Marco Abreu, que foi assistido por Riça.
A partir daí, o domínio do Pombal foi intenso, com o espectro do empate a pairar no Santos Pinto. Primeiro num remate cruzado de Carioca para a defesa da tarde de Celso, que desviou para canto. Já no cair do pano, Grilo teve a última oportunidade de alcançar o empate, mas o livre saiu por cima. Logo a seguir, o árbitro deu por terminada a partida.
Foi um jogo em que o Sp. Covilhã sofreu até ao fim por culpa própria, pois não aproveitou as inúmeras oportunidades de que dispôs para alargar a vantagem. Hermes marcou um excelente golo e mostrou que pode vir a fazer uma dupla goleadora com Riça.

Arbitragem sem classe

A equipa de arbitragem que veio do Porto chefiada por Luís Aguiar efectuou demasiados erros, a roçar por vezes o caricato. Dos vários lances há que destacar um golo mal anulado a Milton aos 40' ao assinalar falta inexistente sobre o guarda redes. Logo no início da segunda parte perdoou um pénalti a Piguita que fez falta sobre Pedro Santos. Aos 53' assinalou um fora de jogo escandaloso a Riça que seguia isolado para a baliza contrária. No capítulo disciplinar, deixou várias vezes que lances com alguma gravidade passassem em claro.