NC/Urbi et Orbi


A Confecções Torre, no concelho de Belmonte, tem mais de 10 milhões de Euros em carteira negocial

Há seis empresas do distrito entre as mil melhores do País. Segundo o ranking publicado no número de Outubro da revista DN Empresas, a Danone Portugal, sediada em Castelo Branco, ocupa a posição 171 da tabela, com um volume de negócios na ordem dos 104 milhões de euros e 291 trabalhadores, e é a primeira a nível distrital.
Segue-se a Portucel Tejo (posição 381), de Vila Velha de Ródão, com 53 milhões 551 mil euros, 301 trabalhadores e exportações no valor de mais de 33 milhões e 800 mil euros. No terceiro lugar do distrito está a covilhanense Paulo de Oliveira, que emprega 526 funcionários e apresenta um volume de negócios de 40 milhões 398 mil euros, com quase 24 milhões de exportações, seguida da Penteadora de Unhais da Serra (668º lugar), com negócios que ascendem aos 27 milhões 474 mil euros, exportações na ordem dos 22 milhões 416 mil euros e 522 trabalhadores. No quinto e sexto lugar, respectivamente, estão a Nova Penteação (lugar 691), da Covilhã, com 717 empregados, mais de 16 milhões de euros em exportações e 25 milhões 888 mil euros de volume de negócios, e a também covilhanense Auto-Jardim, que emprega 86 trabalhadores e apresenta quase 16 milhões de euros de negócios. Sem lugar na lista das mil melhores, mas com mais de 10 milhões de euros em carteira negocial estão ainda a Torre - Sociedade de Confecções (Colmeal da Torre), a Dielmar (Alcains), a Certar - Sociedade de Construções (Covilhã) e a José Lourenço (Proença-a-Nova).
As empresas são ordenadas com base nos relatórios e contas do exercício de 2000, com o volume de negócios a servir de critério. A tabela abrange todos os sectores de actividade, à excepção dos financeiros, e utiliza os seguintes indicadores: volume de negócios, valor acrescentado bruto, número de trabalhadores, resultados líquidos, produtividade aparente, autonomia financeira, activo liquido, rentabilidade (das vendas e dos capitais próprios), situação liquida e custos por natureza.