Belmonte
Polidesportivo já está pronto

A obra está orçada em 63 mil contos e foi comparticipada por fundos comunitários. CDU classifica inauguração de "oportunista".


João Alves
NC/Urbi et Orbi


A Câmara Municipal de Belmonte inaugurou no sábado, 1, o polidesportivo daquela localidade, uma obra que custou 63 mil contos e que foi realizada ao abrigo do antigo programa PROESTRELA, com uma comparticipação comunitária de 31 mil contos.
Está assim encerrado um ciclo de construção de estruturas deste género em todas as freguesias do concelho, já que Colmeal da Torre, Inguias, Carvalhal Formoso, Maçaínhas e Caria, há já algum tempo que usufruíam dum recinto desportivo. Apesar de alguns atrasos provocados pelo mau tempo que se fez sentir no Inverno passado, agora Belmonte tem mais um local desportivo, munido de bancadas, iluminação e propício à prática de modalidades como o futebol de cinco, andebol ou ténis, por exemplo. O polidesportivo fica junto às piscinas municipais e vai ser gerido pela Junta de Freguesia local.
Para o coordenador do antigo PROESTRELA (actual Acção Integrada de Base Territorial da Serra da Estrela-AIBT), Lemos Santos, a realização desta obra é a demonstração de que "não nos preocupámos só com os desportos de montanha, mas também com estas infra-estruturas que para além de beneficiarem as populações, também poderão agradar aos emigrantes".
Já o presidente da autarquia, Amândio Melo, esta obra é destinada aos jovens, "mas também aos menos jovens. Não queremos ter esta estrutura e não ser utilizada. Ela vai ser devidamente rentabilizada" afirma Amândio Melo, adiantando ainda que as piscinas municipais já estão em fase adiantada de conclusão das obras de cobertura. Recorde-se que a autarquia belmontense, para completar o parque desportivo da vila, têm já um projecto para a construção de um complexo desportivo, junto à praia fluvial, uma obra que custará cerca de 300 mil contos e que terá dois campos de futebol (um relvado e outro pelado para treinos), bem como uma pista de atletismo. Amândio Melo prevê que esteja pronto em 2002.
De salientar que em comunicado, a CDU de Belmonte classificou esta inauguração de "escandalosa", tendo em conta o tempo em que foi efectuada, acusando o actual autarca de "oportunismo". A CDU diz que vai fazer queixa à Comissão Nacional de Eleições "para que actue e não deixe que exemplos como estes se repitam".