Abertura de estrada rodeada de críticas
Troço do Dominguiso e Tortosendo aberto ao Trânsito
Um quilómetro descongestiona vila

População satisfeita por mais um quilómetro de estrada que vem facilitar a circulação de veículos fora e dentro da vila.


Por Ana Filipa Fernandes


No passado Domingo, dia 9 de Dezembro, a vila do Tortosendo recebeu os representantes quer da autarquia quer da Junta de Freguesia com agrado, para a abertura ao trânsito mais um quilómetro de estrada do Eixo TCT. A ligação entre o Dominguiso e o Tortosendo fica, assim, mais facilitada.
Esta obra era há muito tempo desejada pela população, dado que se verificam alguns problemas de trânsito dentro da vila em determinados períodos do dia e vem beneficiar em muito todos os tortosendenses. Este troço demorou cerca de dois meses e meio a ser construído.
Cerca de um quilómetro de estrada vem resolver todos os problemas, após três anos e meio passados sobre a inauguração oficial do TCT. Esta obra possibilita ainda a deslocação de camiões por este eixo, deixando estes de passar pela vila.
Esta realização custou aos cofres da Câmara 40 por cento do investimento total da obra, que totaliza 80 mil contos. Os restantes 60 por cento desse valor foram abrangidos por fundos comunitários.
De acordo com os proprietários dos terrenos, as expropriações foram feitas pacificamente, não tendo havido nenhum caso de litígio. Todos colaboraram para que esta obra fosse feita para o bem das populações que por ali passam, poupando, assim, cerca de dez minutos a todos aqueles que vêm da Coutada, do Barco, de Vales do Rio e do Dominguiso.
Carlos Abreu, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, satisfeito com o desenvolvimento da sua vila e com mais este contributo, afirma que "é com orgulho que se vê a avenida do Viriato, desde o Bairro do Cabeço até à Sr.ª dos Remédios. É com orgulho que se vê aberto os acessos do Casal da Serra permitindo a circulação com segurança".
Acrescenta ainda: "Não contem com as nossas promessas, contem antes com o nosso trabalho, que é isso que se pretende, para que todos possam ter orgulho da sua terra", afirma.
Carlos Abreu adianta ainda que esta não é uma inauguração, apenas uma abertura ao trânsito. A dita inauguração será realizada quando todos os pormenores e acabamentos estiverem concluídos. Acredita ainda que dentro de alguns dias todos esses pormenores estarão concluídos.
Já Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, faz duras criticas aos candidatos rivais pelo facto de estarem contra esta inauguração. "O TCT é uma obra que honra qualquer município, se calhar é uma obra que qualquer ministro das obras públicas gostava de inaugurar, mas infelizmente eles têm poucas para inaugurar. É por isso que vemos os candidatos pelo partido do Governo fazerem papéis contra as obras. Dizem que esta inauguração não se deveria realizar, porque não foi ainda feita a marcação completa da estrada e faltam alguns detalhes por concluir. No próximo dia 16 de Dezembro essas pessoas têm de ser sancionadas", afirma. Pinto declarou ainda que estas criticas são fruto daqueles que "prometem uma coisa e fazem outra".