Por Marta Martinho


Da esquerda para a direita, Rita Bacelar, Paulo Zagal e Mário Raposo

A Universidade da Beira Interior foi a anfitriã, na passada quinta feira, do Programa de Estágios Fulbright, no pólo de Matemática / Informática.
Estiveram presentes Mário Raposo, vice-reitor da UBI, Rita Bacelar e Paulo Zagal, coordenadores da Comissão do Programa Fulbrigt.
O programa Fulbright destina-se a estudantes licenciados que queiram realizar Mestrado ou Doutoramento nos Estados Unidos, ou então que estejam a tirar o seu Mestrado ou Doutoramento em Portugal mas que precisem de ir realizar investigação durante um período de tempo nos EUA. Os licenciados americanos também têm as mesmas possibilidades relativamente a Portugal. Para além disso, destina-se também a professores portugueses que pretendam fazer pós-douturamentos, ou dar aulas nos EUA, e a professores americanos que desejem realizar o mesmo em Portugal.
Actualmente existem 51 Comissões Fulbright binacionais activas, que estão estabelecidas em países que assinaram acordos diplomáticos de intercâmbio cultural com os Estados Unidos. Para que este programa tenha o êxito pretendido é necessário a colaboração com outras organizações, nomeadamente: o Institute of International Education (IIE) e o Council for International Exchange of Scholars (CIES), que é afiliado ao IIE. O IIE tem como objectivo colocar os candidatos a pós-graduação nas instituições apropriadas e encontrar ajuda financeira adicional para os mesmos. O CIES possibilita o intercâmbio de professores universitários e investigadores, fazendo a publicidade existente em todo o mundo, e procedendo à pré-selecção de candidatos de acordo com o pretendido pelas Comissões Fulbright ou pelas universidades receptoras.

UBI vai recebe docente Fulbright

O Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior concorreu a uma Bolsa Fulbright, que lhe foi atribuida, e por esse motivo vai ter um professor na área de produção de TV no ano 2003 / 2004, por um período de três meses.
No programa Fulbright exitem 12 bolsas ao dispor de futuros candidatos a estudar ou investigar nos Estados Unidos ou em Portugal, e também a professores portugueses que queiram leccionar ou realizar pós-graduações nos EUA.