Mais de 60 comerciantes e curiosos conheceram o Silo-Auto do Pelourinho
Comerciantes visitam Silo-Auto do Pelourinho
Estacionamento garantido em Fevereiro

A Câmara da Covilhã levou os comerciantes do centro da cidade numa visita guiada ao Silo-Auto do Pelourinho. A obra está em fase de conclusão e deixou os visitantes com um sorriso nos lábios. Comércio e autarquia esperam que, em Fevereiro, tudo esteja concluído.

Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


Os mais de 60 comerciantes que, na Terça feira, 11, visitaram o Silo-Auto do Pelourinho estão contentes com a obra e esperam agora que esta venha compensar os prejuízos que muitos garantem ter aguentado durante o tempo de construção. A Câmara Municipal promoveu a visita, "no sentido de dar conhecimento detalhado da evolução dos trabalhos" e Carlos Pinto deixou a garantia: "Os carros podem começar a estacionar no Silo na primeira semana de Fevereiro de 2002, enquanto a zona de circulação pedestre e automóvel em frente ao edifício dos Paços do Concelho está totalmente concluída até ao dia 31 de Dezembro e a praça envolvente à Igreja da Misericórdia até final de Janeiro".
Os preços do estacionamento ainda não são conhecidos, mas, adianta o autarca, "não devem ser muito diferentes do habitual neste tipo de estruturas". Uma coisa é certa, os clientes do comércio de toda a área central da cidade têm descontos garantidos. Uma medida incluída na dinamização do projecto apresentado na última semana pela edilidade, com a colaboração da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, e que pretende implementar na população a ideia de Centro Comercial em Espaço Aberto. Ou seja, englobar todos os estabelecimentos situados no perímetro de envolvência da Praça do Município e Zona Histórica, num conceito de unidade, em que os consumidores encontram mais de 400 espaços de comércio de todos os ramos e serviços, 670 lugares de estacionamento, entre o novo Silo e os parques do Sporting Shopping e do Mercado Municipal, monumentos históricos, espaços culturais, espaços verdes e transportes públicos.
No Silo-Auto do Pelourinho, com capacidade para 400 viaturas, mais 50 em zona reservada aos serviços da autarquia, e dotado de sanitários de acesso público, o destaque vai para a inovadora forma de ligação entre os três pisos. A inclinação é mínima, o que, assegura Carlos Pinto, "evita as confusões normais nestes parques quando há rampas muito vincadas e áreas de circulação muito estreitas". Definidas estão, também, as entradas e saídas de veículos: a saída efectua-se pelo túnel entre a Igreja e o Centro Comercial, enquanto as entradas, para além de uma autónoma, na Rua Capitão Alves Roçadas, destinada à Câmara, estão na Rua Visconde Coriscada e junto ao café Montiel. Os mais curiosos podem ver uma exposição fotográfica com a evolução da obra, patente no hall de entrada da edilidade.