António Fidalgo

Queixas dos alunos e bom senso


Todos os anos a Associação Académica leva a cabo as jornadas de pedagogia em que durante alguns dias os alunos apresentam as falhas da Universidade no que à aprendizagem diz respeito. Vejamos as queixas dos alunos.
Queixam-se os alunos de lacunas bibliográficas. Há que dar-lhes razão. A UBI é ainda muito jovem e uma boa biblioteca universitária demora umas boas dezenas de anos a fazer, e isso se houver um grande e continuado esforço de docentes que seleccionem os livros, bibliotecários que os encomendem, indexem e cataloguem, e de uma reitoria que os financie. Mas aqui há a dizer que mais importante do que ter muitos livros às moscas é estudar os poucos que se têm. Ora dizer que não se frequenta uma biblioteca porque é pequena e tem um acervo pobre é desculpa mais do que esfarrapada, é capricho de menino rico. Quem não vai a uma biblioteca pequena também não vai a uma grande e quem não tira proveito do que já existe também não o tirará de maiores acervos.
Queixam-se da falta de computadores. Há mesmo quem reivindique um computador para cada aluno! Mas ao mesmo tempo auto-queixam-se de que os computadores existentes são utilizados para jogos. Imagine-se os jogos que não haveria com um computador por aluno, admitindo que haveria espaço suficiente na universidade para atribuir tantos computadores. Haja bom senso. O que se deve fazer é disponibilizar os computadores por mais tempo, se possível as 24 horas do dia, os 7 dias da semana. Os computadores custam dinheiro e há que saber rentabilizá-los.
Queixam-se os alunos dos professores, de uns porque não sabem ensinar, de outros porque exigem demais, nomeadamente por imporem a nota mínima. Que há professores que têm dificuldade em transmitir a matéria é inegável. Mas aqui também se deve dizer que a melhor forma de entender um professor é ser assíduo às aulas. É verdade ou não que os alunos que mais se queixam dos professores são os menos assíduos às aulas? Como pode um professor ser claro para alguém que não aprendeu os conceitos que ele utiliza? Só se o professor for da conversa fiada.
E que dizer das queixas de os professores serem exigentes? Bom, isso só se explica pelo clima de facilitismo e de laxismo que se instalou no ensino em Portugal e que levou os nossos alunos a serem dos piores do mundo.
Sejam os alunos da UBI exigentes, é um direito e um dever que lhes assiste. Mas é preciso saber ser exigente. De contrário, as reivindicações que fazem não passam de queixas de quem está habituado a ter tudo de mão beijada.