Por Sónia Balasteiro


Rafael Tomé Nuno Jerónimo e Teresa Carreira, formaram o painel residente nestas Jornadas

Preparar para exposições públicas os alunos de mestrado em Sociologia e desenvolver nestes a arte da palavra. São estes os principais objectivos das II Jornadas Abertas de Conferência de Sociologia da Educação.
Uma iniciativa levada a cabo pelo Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), que contou ainda com a participação do Laboratório de Sociologia da Educação da Universidade do Algarve. As Jornadas estiveram abertas ao público em geral, embora se destinassem essencialmente aos alunos de mestrado em Sociologia.
O evento teve lugar no polo Ernesto Cruz, na passada sexta feira, dia 21 de Dezembro.
"É sempre um desafio tomar a palavra perante um público, além de que este tipo de comunicação exige muito trabalho de investigação" considera Alice Tomé, docente do curso de Sociologia e organizadora das Jornadas. Cada mestrando apresentou uma comunicação ácerca das mais diversas áreas de estudo da Sociologia da Educação, desde a questão do insucesso escolar no Ensino Superior ao papel do profissional de saúde enquanto educador. Cada aluno apresentou a sua comunicação durante 10 minutos, tendo sido apresentadas um total de 15 comunicações.
As teses foram posteriormente comentadas pelo painel residente composto pela Prof. Doutora Teresa Pires Carreira, pela Prof. Doutora Alice Tomé e pelo Dr. Nuno Amaral Jerónimo. " É importante dar continuidade a este tipo de eventosuma vez que são abordados diversos temas de uma forma bastante abrangente" refere Alice Tomé. A organizadora considera ainda que as comunicações do grupo deste ano estavam muito bem estruturadas.

 




Os alunos de mestrado apresentam as suas comunicações



"A Sociologia é ainda uma ciência recente"

  Teresa Carreira, docente no Laboratório de Sociologia da Educação da Universidade do Algarve, considera que o intercâmbio científico entre os alunos de mestrado das duas universidades " é bastante positivo". A socióloga participou já nas primeiras Jornadas, realizadas no passado ano. No entanto, só este ano foram apresentadas comunicações por alunos da Universidade do Algarve. Acrescenta ainda que estas Jornadas "são uma especie de resumo da disciplina de Sociologia da Educação".
Numa perspectiva mais geral, Teresa Carreira refere que a Sociologia é ainda uma ciência bastante recente em Portugal (existe desde 1974). A primeira associação de sociólogos portugueses data dos anos 80. A docente acrescenta que a Sociologia tem tido algumas dificuldades em se posicionar na sociedade portuguesa, trabalho esse que deve ser encarado pelos profissionais da área.