O "Cova Juliana"
Novo produto da Adega Cooperativa
Espumante "Cova Juliana" festeja Ano Novo

O presidente da Cooperativa da Covilhã, João Pedro Esteves, quer mais afirmação no mercado dos vinhos. Em 2002, a Adega pretende juntar ao espumante branco, um tinto


NC/Urbi et Orbi


A Adega Cooperativa da Covilhã lançou esta semana no mercado o seu primeiro vinho espumante, o único em todas as adegas da Beira Interior, e que terá a denominação de "Cova Juliana".
O novo vinho, que pode ser utilizado para festejar o Ano Novo, é um espumante monovarietal, casta Síria, produzido em método champanheiro (clássico). No próximo ano entra em força no mercado nacional, mas também no internacional. Segundo o presidente da Cooperativa, João Pedro Esteves, em declarações ao Correio da Manhã, o objectivo da iniciativa passa por conseguir "a afirmação da Adega no mercado dos vinhos". Recorde-se, no entanto, que a produtora covilhanense tem já alguma fama e tem até recebido vários prémios nacionais, tal como o de melhor adega do ano 2000. A renovação dos quadros da empresa, uma melhor gestão e a compra de diversa maquinaria têm sido, segundo os responsáveis, factores determinantes para que a qualidade dos produtos tenha melhorado.
Em Outubro último, a Adega lançou quatro vinhos monovarietais "Piornos" (Trincadeira, Síria, Arinto e Jaen), bem como o vinho "Colheita de Sócio Superior". Quanto ao espumante, ainda se encontrava nessa altura em fase de estágio, prevendo-se que estivesse pronto em Novembro o que só veio a suceder esta semana. Agora, João Pedro Esteves tem intenção de lançar todos os mais recentes produtos na Europa, "onde se exigem vinhos de uma só casta". O próximo passo é a produção de outro espumante, em 2002, mas, desta vez, tinto.