NC/Urbi et Orbi


No maciço central da Estrela, o gelo torna a condução perigosa

A temperatura desceu aos cinco graus negativos, durante a noite de domingo,16, na Serra da Estrela, segundo a Agência Lusa. Durante o dia o mercúrio nos termómetros subiu até um grau negativo, mas no resto da semana as temperaturas baixas foram uma constante. A Protecção Civil (PC) afirma que a vaga de frio vai continuar em Portugal pelo menos até amanhã, sábado, 22, sobretudo nas regiões do Norte e Centro.
Por isso, a PC aconselha a população a manter-se informada sobre a evolução das condições climatéricas e atenta às suas indicações. Na medida do possível, sugere que os cidadãos se mantenham em casa, ou em locais quentes, usem "várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso, evitando roupas justas ou que façam transpirar". Em comunicado emitido terça-feira, 18, a Protecção Civil recorda que "o frio não é bom para a circulação sanguínea" e aconselha a evitar actividades físicas intensas, "que possam obrigar o coração a um maior esforço, podendo mesmo conduzir a um ataque cardíaco". Finalmente, os serviços da Protecção dizem que a população deve reduzir o consumo de electricidade para evitar sobrecarga de rede e avisam para o perigo das lareiras em lugares fechados, sem renovação de ar, dado que a "combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortífero".
Ainda segundo a Lusa, na região da Serra da Estrela as baixas temperaturas já levaram a algumas rupturas em redes de abastecimento de água e o gelo tem tornado as estradas bastante perigosas para os automobilistas. No domingo, porém, prevê-se que o frio dê lugar à chuva.