Instituições ajudam desfavorecidos
"Tudo o que é dado é bem vindo"

Os que mais precisam não são esquecidos neste Natal. Há quem se preocupe e não poupe esforços para ajudar os carenciados. É o caso da Capelania da UBI, Conferências São Vicente de Paulo e Lions Cova da Beira.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A época de Natal é a melhor altura para se apelar aos sentimentos de generosidade e solidariedade. As campanhas de recolha de roupa, géneros alimentares, brinquedos, somam e seguem por todo o País. Porque uns têm alguma coisa e outros, pelo contrário, não possuem nada, partilhar é a palavra de ordem. A Covilhã não foge à regra e várias instituições de solidariedade social desmultiplicam-se em iniciativas em prol dos mais necessitados.
"Não somos criteriosos naquilo que nos dão. Tudo o que é dado é bem vindo". É esta a política das Conferências de São Vicente de Paulo, nas palavras do seu presidente, António Saraiva Correia. Cada Conferência tem a sua forma de fazer a recolha, quer de peças de roupa, alimentos, donativos em dinheiro, ou o que as pessoas podem oferecer. De seguida, a recolha é feita nas paróquias. Este Natal não é diferente dos anteriores para quem está envolvido nas Conferências Vicentinas. No dia 22 decorre a habitual ceia, bem como a distribuição porta-a-porta de alguns cabazes. No entanto, não é só nesta altura festiva que as Conferências prestam atenção aos mais necessitados. "Estamos o ano inteiro no terreno e assistimos a todo o tipo de coisas", refere António Saraiva Correia. E porque nunca é demais o apoio e ajuda, o Lions Club Cova da Beira também se junta a este "cordão" de solidariedade. Desde 1917 que o Clube ajuda os mais carenciados em todo o mundo e a preocupação em angariar contributos chegou, igualmente, à Covilhã. Este ano, as associadas organizaram uma exposição e venda de artigos no Hotel Turismo da Covilhã, em que todas as receitas foram transformadas em cabazes para dar a várias famílias. "Este ano, pedimos à Luta Contra a Pobreza para nos indicar famílias mais carenciadas e eles remeteram-nos uma lista", afirma a presidente do Lions Cova da Beira, Ilda Gigante. As crianças também não foram esquecidas e, na última segunda-feira, 17, Ilda Gigante e algumas das suas colaboradoras fizeram uma visita às crianças hospitalizadas no estabelecimento de saúde da Covilhã. "Levámos lembranças e também o nosso carinho", salienta a responsável A juntar a este cabaz, o Clube procedeu à recolha de roupas que vão ser entregues a 12 famílias. "Penso que as pessoas estão mais solidárias, uma vez que esta época fala ao coração. Congregam-se esforços para ajudar os que precisam", conclui Ilda Gigante.
Como já vem sendo hábito, a Universidade da Beira Interior, representada pela sua Capelania, promove, também, a campanha de Natal. Desta feita direccionada para alunos mais carenciados e emigrantes de Leste. Na última segunda-feira, o capelão da UBI, padre Luciano, organizou, em colaboração com a Pastoral Universitária, um jantar natalício em que estiveram presentes estudantes timorenses, angolanos, cabo-verdianos e das ilhas. "As pessoas estão mais sensibilizadas e ao longo do ano procuram canalizar a sua ajuda para estas campanhas", realça o capelão. Todas as contribuições, à semelhança do que já é habitual, são dadas na forma de cabaz. Com a campanha a decorrer há já alguns dias, o padre Luciano está confiante de que esta semana as ajudas cheguem em mais quantidade e até ao Dia de Reis, 6 de Janeiro, espera poder ajudar cerca de 20 pessoas. A recolha de todo o género de dádivas está a ser feita na Capelania dos Serviços Sociais, junto à papelaria do Pólo I, na galeria do Bloco VIII, bem como no Ernesto Cruz e Pólo VI.