O novo auditório está equipado para a exibição regular de cinema
Cinema no Águias do Dominguiso
Gimnodesportivo abre portas à cultura

Para além da vertente desportiva, o Pavilhão do Águias está agora apto a proporcionar momentos culturais à população do Dominguiso.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Mais de sete centenas de pessoas acorreram no último sábado, 8, ao pavilhão do Águias do Dominguiso para assistir à inauguração das novas instalações. A estrutura, inaugurada há cerca de um ano, deixa agora de ter uma função meramente desportiva para albergar, entre outras, a nova sede social, uma sala de leitura, uma zona ampla de convívio e um auditório preparado para projecção de filmes.
O Pavilhão, ao qual o termo "multiusos" assenta que nem uma luva, representa um investimento de 120 mil contos em quatro anos. A Câmara da Covilhã, representada na cerimónia pelo presidente Carlos Pinto, entrou com 55 mil, a DGOT com 24 mil e o programa RUDE com 24 mil. Contudo, ressalva José Almeida, líder do clube, "o seu valor actual ascende aos 250 mil contos". Das novas instalações inauguradas, o que mais impressiona é o auditório. Um espaço com capacidade para 130 pessoas sentadas, que possibilita a realização de conferências e está equipado com o mais actual material de projecção de cinema. As sessões tiveram início na última semana com o filme "Dr. Doolittle 2" e os responsáveis acreditam ter público suficiente para exibições regulares quatro dias por semana.
José Almeida afirma-se orgulhoso e satisfeito, mas lembra que "ainda há muito a fazer". Para concluir o projecto, o presidente do Águias diz ser necessário um parque de estacionamento junto do Pavilhão. A obra até já tem projecto há dois anos, mas, segundo o dirigente "a DGOT nunca o subsidiou". Para além do parque, José Almeida quer "um complemento de piscinas, uma sala de musculação e aeróbica e um museu do clube".