III Divisão- Sertanense continua série vitoriosa
Estrela de Portalegre treme no Teixoso

Na recepção ao líder da tabela, o Teixosense não consegue evitar a nona derrota da temporada. Na Lourinhã o Sernache não faz melhor. Sertanense sobe ao quinto lugar com vitória sobre Peniche.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi

 

O Teixosense realizou, no último Sábado, 15, uma boa exibição diante do líder invicto, o Estrela de Portalegre. Os alentejanos entraram melhor e colocaram-se em vantagem logo aos 10 minutos. Na sequência de um canto do lado direito do ataque, Vítor Firmino, ex-Sporting da Covilhã, sem oposição, abre o activo. Orientado por Francisco Barão, antigo jogador do Sporting de Portugal, o Estrela demonstrou o porquê da liderança do campeonato. Tem um futebol bem "mecanizado" e objectivo e a ligação entre os sectores é notável. A equipa forasteira dominava, mas os locais, aos poucos, conseguiam equilibrar e mesmo incomodar o adversário. Numa boa triangulação no lado direito dos verde-negros, Pedro Daniel endossa a bola a Toninho que obriga Ferro a defender para canto. Na sequência, Óscar, que envergou a brassadeira de capitão, cabeceia rente ao poste. O Teixosense ia perdendo a inibição inicial e começava a preocupar o líder. Enquanto isso, Joaquim Lamarosa, árbitro de Santarém, ia amarelando a equipa da casa através da amostragem de cartões, nem sempre com o mesmo critério.
Aos 40 minutos surge o lance que marca o jogo. Vítor Firmino atira-se para o chão, sem que óscar lhe toque. O árbitro indica a marca de grande penalidade, perante o espanto dos presentes. Na conversão, o mesmo Vítor Firmino converte. O 2-0 ao intervalo era injusto.

Toninho marca, e ameaça o volte face

Na segunda parte o Estrela continua a evidenciar bom futebol. O jovem Pinto, que se diz ser cobiçado pelo Benfica, foi um "diabo à solta" no Maia Campos. Enquanto isso, o Teixosense vê a sua tarefa mais dificultada: aos 59 minutos, David Leite comete falta e vê o vermelho por acumulação. Parecia que o resultado do jogo estava traçado. Mas três minutos decorridos e já com Real em campo, Toninho aparece desmarcado e remata sem hipóteses para Ferro. O Teixosense acredita e arrisca mais. Apesar de jogar apenas com 10 unidades começa a empurrar o líder para o seu meio terreno. A entrada de Dário melhora o ataque do Teixosense. Ricardo, capitão do Estrela, responde a um canto e remata forte à barra da baliza de Hélder Cruz. A partir daqui, o Teixosense passa a equilibrar melhor o meio campo e a desferir perigosos contra-ataques. Os adeptos teixosenses ainda chegam a gritar golo, mas Dário, sozinho ao segundo poste, atira às redes laterais. Assistia-se, então, a um futebol mais emocionante de parte a parte. O apito final do árbitro, acabou com a angústia do líder, mostrando um resultado enganador. No próximo sábado, o Teixosense defronta em Torres Novas o clube local.

Sertanense é quinto

Igual sorte à dos teixosenses teve o Vitória de Sernache. O conjunto de Carlos Coelho visitou o Lourinhanense, segundo classificado da prova, e também não conseguiu qualquer ponto. A turma da Zona do Pinhal prepara-se agora para a recepção ao Portomosense, terceiro da geral.
Mais produtiva continua a carreira dos sertanenses. Os pupilos de Kikas voltam a vencer e ascendem à quinta posição, com os mesmos pontos de Portalegrense e Riachense (24). No próximo sábado, 22, o Sertanense visita Alqueidão da Serra, formação que ocupa um modesto 17º lugar.