Conferência no Politécnico
Rede de Ensino em análise

NC/Urbi et Orbi

 

Adriano Moreira defendeu na Guarda que "a Rede de Ensino é fundamental numa sociedade cada vez mais transfronteiriça, transnacional". O presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior falava no decorrer de uma conferência que proferiu no Instituto Politécnico da Guarda, no dia 10.
Depois de aludir a algumas das principais razões da inquietude acerca da avaliação do Ensino Superior, aliás o tema da sua intervenção, Adriano Moreira afirmou: "O País sofreu uma alteração rapidíssima num quarto de século, que se traduziu na modificação de todos os elementos do Estado". Ainda segundo ele, a capacidade de acompanhar essas mudanças desenvolveu-se "num tempo social demorado e este desencontro entre a velocidade de mudança das estruturas e a nossa capacidade de racionalizar e conceptualizar a novidade, traduziu-se certamente, muitas vezes, numa angústia". Adriano Moreira considerou, ainda, que uma das principais mudanças registadas foi a "do rompimento da situação de insularidade em que vivia o sistema educativo português". Esclarecendo que se tratava de "insularidade relativamente à rede de estabelecimentos de investigação e ensino estrangeiros", que não era uma situação "exclusiva de Portugal, mas uma situação geral num mundo organizado em estados soberanos".
Daí que hoje seja preciso, como sustentou, "construir o tecido conjuntivo da cooperação que é, exactamente, o contrário da insularidade em que vivíamos". "E isso tem muito que ver com a variedade de subsistemas que temos e com algumas resistências do tecido cultural português", conclui.