NC/Urbi et Orbi


A UNESCO classificou na sexta-feira, 14, o Alto Douro Vinhateiro como património da humanidade. Esta é a 12ª zona do País a receber tal galardão e engloba uma vasta área que engloba os municípios de Vila Nova de Foz Côa, Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira. Assim, o concelho do distrito da Guarda, depois de ver o Governo garantir a construção do Museu do Côa, tem uma segunda vitória importante para o seu desenvolvimento no curto período de dois meses.
Esta elevação ao estatuto de Património Mundial implica para a zona do Douro a implosão de edifícios degradados, novas regras urbanísticas e requalificação de construções industriais. O Alto Douro Vinhateiro é a Região Demarcada mais antiga do mundo, onde a riqueza das vinhas e a beleza das paisagens é uma constante. Porém, a nível urbanístico existem algumas falhas, pelo que o projecto de candidatura definiu à partida um conjunto de medidas ao nível do ordenamento e gestão do território, qualificação e valorização ambiental dos povoados. Na sequência desta classificação, será criada uma Associação Promotora do Alto Douro Vinhateiro, que juntará todas as entidades públicas e privadas envolvidas na recuperação e preservação da região. Em 2003 a UNESCO irá analisar um relatório de modo a verificar se foram cumpridas as condições impostas, no âmbito da classificação.
O NC tentou obter uma reacção do presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, Sotero Ribeiro, a esta classificação por parte da UNESCO, mas o autarca escusou-se a comentar o assunto.