Manteigas
Abertura em Janeiro
Pista de esqui sintética testada

NC/Urbi et Orbi

 

A partir de Janeiro, esquiar na Serra da Estrela em qualquer altura do ano, mesmo quando não há neve, vai deixar de ser problema. É que, nessa altura, deverá ser inaugurada a nova pista sintética de Manteigas, localizada junto às margens do Zêzere, em frente à freguesia de Sameiro, em pleno Parque Natural. A estrutura foi testada no domingo, 9, e é rodeada de uma autêntica zona de lazer, que funcionará durante todo o ano, desde as 10 horas até às duas da madrugada.
O Skiparque está dotado de parque de campismo, casas rústicas para alojamento e praia fluvial. Em frente à pista existe um edifício de apoio com dois imóveis, onde funcionam o bar, restaurante, sala de estar dos monitores, comando dos teleskis e sala de primeiros socorros. Todo este empreendimento terá custado cerca de 350 mil contos e será explorado, durante 20 anos, pela Certar em consórcio com a TURIESTRELA. A gestão do espaço está a cargo da empresa Geração Sem Limites (GSM). A pista de descida tem 320 metros de comprimento e uma largura variável de 15 a 20 metros de largura, com uma inclinação média de 25 por cento. Para além disso, existe no complexo uma pista de aprendizagem para os menos experientes e uma zona de saltos. Quanto ao teleski, com 300 metros de longitude, tem uma capacidade máxima de 600 esquiadores por hora. Quanto ao material a utilizar nesta pista, terá que ser diferente do habitualmente usado na neve. Existe, porém, a possibilidade de alugar o equipamento no local.
Para o presidente da TURIESTRELA, Artur Costa Pais, esta estrutura tem grande importância, "não só para o desporto, em si, mas também para a fixação de turistas e para a economia regional, uma vez que poderá haver maior fluxo de estadias nos hotéis e na restauração".