A TElemedicina torna mais fácil o acesso dos doentes aos cuidados de saúde
Primeira ligação na Segunda feira, 17
Telemedicina aproxima Alcains de Coimbra




Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A extensão de Saúde de Alcains tem, desde segunda-feira, 17, uma ligação em telemedicina com os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
A primeira teleconsulta foi realizada entre uma doente de Alcains e os serviços de Endrecrinologia dos HUC, deixando satisfeito o coordenador da Sub-Região de Saúde de Castelo Branco, Sanches Pires. Para este responsável, "a porta agora aberta vai permitir que outras se abram já no início de 2002, de forma a que a teleconsulta se alargue a outras dos HUC, bem como do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, nomeadamente nas consultas de dermatologia, gastroentrologia e pediatria". Sanches Pires salienta que a telemedicina não se vai limitar à extensão de Saúde de Alcains, pois seria "um sub-aproveitamento". "A Unidade não tem doentes suficientes para mantermos a consulta, por isso, iremos alargá-la a todo o Centro de Saúde de Castelo Branco, pois é fundamental rentabilizar o investimento efectuado".
O coordenador da Sub-Região considera a teleconsulta "um passo no sentido de uma maior comodidade e bem-estar": "Assim, os doentes não têm necessidade de se deslocarem em grandes distâncias e, por outro lado, não menos importante, a diminuição de custos que efectivamente acarreta para o Serviço Nacional de Saúde. Esta ligação é, desta forma, um passo muito importante no progresso, no desenvolvimento e, sobretudo, na qualidade de saúde que passamos a prestar aos nossos utentes".