Só a Universidade do Minho supera a UBI no que toca ao aumento de vagas para medicina
Projecto das novas instalações a caminho
Medicina recebe 100 alunos a partir de 2003




João Alves
NC/Urbi et Orbi


O curso de Medicina na UBI vai ter, a partir de 2003, 100 vagas disponíveis para os alunos que queiram entrar na mais recente Faculdade de Ciências da Saúde criada em Portugal. Esta é a conclusão do "Plano Estratégico para a formação nas áreas da saúde", um programa de acção a ser levado a cabo nos próximos cinco anos, apresentado na sexta-feira, 7, em Lisboa.
O objectivo deste plano é o de evitar carências, designadamente a nível de enfermeiros, mas também pôr um travão em formações que são já manifestamente excessivas em relação às necessidades futuras do País. Este trabalho faz uma análise, sector a sector, da evolução do número de vagas abertas nas instituições de ensino, o número de licenciados formados, as necessidades de pessoal e atende às estimativas de aposentação. E o que se pode dizer em relação às vagas para Medicina é que, a nível nacional, vão continuar a crescer até 2004, sendo a previsão de Numerus Clausus para a UBI de 100 em 2003. Recorde-se que o curso da Covilhã começou com 60 alunos, ou seja, este seria um crescimento bastante significativo. No panorama nacional, a UBI será mesmo uma das universidades a crescer mais rapidamente, apenas superada pela do Minho, em Braga, que, apesar de também chegar em 2003 aos 100 alunos, apenas matriculou 50 este ano. Estima-se que em 2004 existam mil 175 alunos de Medicina em todo o País.
Segundo o Reitor da UBI, Santos Silva, "este aumento já estava contratualizado quando a Faculdade deu o seu arranque", contribuindo assim para uma progressão já pensada. "A UBI está perfeitamente preparada para os acolher. As instalações provisórias estão prontas em Fevereiro e deverão servir os alunos até 2002. Se, por alguma eventualidade, o novo edifício da Faculdade não estiver pronto, pode-se continuar a utilizar as instalações provisórias em 2003". No entanto, o Reitor confia que a obra esteja pronta a tempo e horas, adiantando mesmo que o projecto de arquitectura definitivo "estará concluído lá para Junho. Quanto às obras, deverão arrancar no final do ano 2002".