Por Ana Filipa Fernandes


Dia 26 de Maio tudo estará a postos e todas as pequenas obras concluídas para receber as grandes máquinas.

A Rampa da Serra da Estrela está de volta à região. Esta decisão surgiu de uma reunião celebrada uma semana antes e de uma candidatura elaborada pelo Automóvel Clube de Portugal, tendo o acompanhamento da RTSE e da Câmara Munícipal da Covilhã.
Segundo nos informou Jorge Patrão, "a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reconheceu que a Rampa da Serra da Estrela, por mérito, merecia estar no Campeonado da Europa".
Os mais variados entraves levaram a que o Campeonato da Europa Fia de Montanha deixasse de passar por Portugal, nomeadamente pela Serra da Estrela. O ano 2002 trará novas realidades, dado que a Rampa da Serra da Estrela será integrada no Campeonato Europeu. A garantia foi dada no passado dia 21 de Dezembro pelo Presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão.
Dia 26 de Maio de 2002 foi o dia escolhido para a prova em Portugal que irá aliciar os amantes deste tipo de desporto automóvel.

Terceiro país por onde vão passar as máquinas

Portugal será, assim, o terceiro país por onde os pilotos terão de passar, garantindo o desfile de grandes máquinas e de grandes pilotos.
O Campeonato começará dia 28 de Abril na Austria. Dia 19 de Maio será a vez de Espanha a ter as honras e sete dias depois tudo estará a postos na serra mais alta de Portugal. Estar em terceiro lugar dos países a percorrer, beneficiará também Portugal, na medida em que a prova anterior será na vizinha Espanha. Por outro lado, a distância de dias entre as duas provas (sete dias) poderá ser favorável ao turismo em Portugal.
Jorge Patrão, presidente da RTSE, satisfeito com este regresso da Rampa da Serra integrada no Campeonato Europeu, afirma que "nós se tinha perdido este grande cartaz desportivo e turistico, isto à cerca de 20 anos. Esta foi uma aposta nossa, para que ela voltasse a ganhar um lugar que já teve há muitos anos". Apesar de declarar ter sido um caminho muito difícil, não quereriam outra coisa senão que a Rampa integrasse o Campeonato Europeu. Tudo o que não passasse por ai, não interessaria.

Ministro envia comunicado de satisfação

O Ministro da Juventude e do Desporto, José Lelo, em comunicado enviado à RTSE afirma estar muito satisfeito pelo reconhecimento da FIA, reafirmando, ainda, a importância desta Rampa para o desenvolviemto do automobilismo português e a sua projecção a nível mundial.
Alçada Rosa, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã refere que uma prova deste género é bastante dispendiosa o que originou problemas financeiros para a continuação da Rampa da Serra. Afirma, no entanto, que "o importante é que esta prova não é só da Covilhã, mas de toda a região. Daí que, quem por aqui passou, não tenha conseguido a colaboração das diferentes Câmaras da região. O Automóvel Clube de Portugal sózinho também não tinha capacidade para cobrir todas as despesas. Mas hoje é dia de festa."



Campeonato da Europa FIA de Montanha

Data
País
Rampa
28 de Abril
Austria
Tulwitz/Rechberg
19 de Maio
Espanha
Subida al Frio
26 de Maio
Portugal
Rampa da Serra da Estrela
9 de Junho
República Checa
Ecce Homo Sternberk
16 de Junho
Alemanha
Trierer Adac Bergrennen
30 de Junho
Itália
Trofeo Valle Camonca
7 de Julho
Itália
Coppa Bruno Carotti
21 de Julho
Eslováquia
Slovakia Matador
11 de Agosto
França
Mont D'Ore-Chambon sur Lac
18 de Agosto
Suiça
St Ursanne-Col des Rangiers
8 de Setembro
França
Turckheim 3 Epis