Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


Fortunato e Jorge Pombo no lançamento das Piscinas Municipais

No final do mandato, o presidente da Câmara Municipal do Fundão, José Maria Fortunato lançou na quinta feira, 20, a primeira pedra do Complexo de Piscinas Municipais da cidade fundanense, uma obra adjudicada à empresa Empreiteiros Casais. A infra-estrutura representa um custo superior a meio milhão de contos e tem um prazo de construção de 11 meses. Para o presidente cessante é o "cumprir de mais uma promessa". "Este processo das piscinas foi algo conturbado até por causa da própria localização mas finalmente chegamos a bom porto", explica Fortunato.
O projecto prevê a construção de dois tanques com dimensões diferentes que permitem uma utilização de cerca de mil utilizadores. O tanque principal tem 12 metros e meio de largura por 25 metros de comprimento, e conta com uma profundidade média de um metro e 70. O tanque de aprendizagem, com uma profundidade máxima de um metro e meio, tem 12 metros e meio de comprimento por oito metros e meio de largura e é dedicado à manutenção e escolas de natação que podem agora funcionar durante o ano inteiro. O complexo conta ainda com um bar de apoio e um solário onde as pessoas podem tomar os seus banhos de sol. A zona das bancadas tem capacidade para 150 pessoas. Segundo Jorge Pombo, engenheiro responsável pelas obras, "é uma piscina que visa essencialmente fomentar a prática do desporto, da natação e também permitir que as pessoas ao longo do ano possam ter uma actividade desportiva e lúdica que é fundamental para elevar a qualidade de vida de toda a população". O objectivo do actual executivo é a construção de um eixo de ligação paisagístico entre as piscinas que se situam no Vale, o pavilhão gimnodesportivo e o mercado Facif.

Fortunato surpreendido com resultados das autárquicas

Depois de 14 anos à frente dos destinos da cidade fundanense, José Fortunato dá lugar a Manuel Frexes, e parte satisfeito. "Temos praticamente concluído o programa deste último mandato", refere Fortunato que ficou surpreendido com os resultados das autárquicas de domingo, 16. Quanto à derrota de Sampaio Lopes, Fortunato prefere não comentar e adianta que o fará apenas nos órgãos do partido. "Vamos discutir, analisar os resultados e fazer a introspecção que acho que deve ser feita. Penso que o partido vai encontrar a melhor solução para esta crise".
Fortunato deixa o poder e volta a dedicar-se aos seguros, uma actividade que desempenhou antes de assumir a autarquia fundanense, mas permanece "fiel ao PS". "A vida política deve ser vivida esteja-se ou não no poder. Vou continuar a ser um militante de base do PS e estou pronto para aquilo que o partido precisar de mim", explica Fortunato para quem esta retirada não significa um "adeus" à política mas um "até breve".