Ana Filipa Fernandes e Marta Martinho


Novas instalações são um projecto para breve

Já com um ano de existência, a Academia Sénior conta hoje com cerca de 50 alunos.
O novo ano lectivo já está decorrer desde 15 de Outubro e as expectativas têm sido positivas. Os alunos, com idades compreendidas entre os 50 e 80 anos, exceptuando dois alunos em pré-reforma, distribuem-se assim por 16 disciplinas diferentes.
A Academia Sénior é uma instituição particular e sem fins lucrativos. Para funcionamento básico da instituição, os alunos pagam uma jóia de 50 mil escudos para dois anos. Os que desejarem continuar na instituição, passarão a pagar uma mensalidade, ainda a determinar.
Como qualquer Academia Sénior, pretende-se que o tempo disponível dos mais velhos e aposentados das suas profissões seja ocupado de forma útil, evitando a solidão e beneficiando o convívio entre os alunos. "Tirá-los de casa e fazer com que o espírito de convívio se mantenha é o principal objectivo", refere Lídia da Conceição Xavier, um dos elementos da Comissão instaladora da Academia.
A instituição possui três elementos da Comissão instaladora, sendo Joaquim Gonçalves, o presidente, Lídia da Conceição Xavier e Maria Celeste Raposo, os outros dois elementos.
Nesta Academia Sénior são leccionadas disciplinas de âmbito intelectual e manual. Intelectual para fortalecer o espírito de raciocínio, e manual com a possibilidade de realizarem trabalhos e ao mesmo tempo exercitarem o seu próprio corpo. Para além destas duas componentes, existe ainda a componente física com aulas de ginástica orientais.
Assim sendo a Academia Sénior coloca à disposição dos seus alunos as disciplinas de Inglês (Prof. Tom Hamilton); Geriatria (Dr. Vítor Santos); Aprender a ouvir Música I/II (Prof. Campos Costa); Património - Pedras da História (Dr. Manuel Marques); Ginásticas Orientais (Prof. Sebastião); Pintura - Acrílico (Prof. ª Maria Martins); Artes Decorativas - Porcelana (Prof. Maria João); Informática (Dr.ª M. Eugénia Conceição), Internet (Cybercentro); Falares da Beira Interior (Dep.to de Letras da UBI); História das Religiões (Dep.to de Sociologia da UBI); História da Covilhã (Dep.to de Letras da UBI); Origem e Evolução do Homem (Dep.to de Sociologia da UBI); Sociologia (Dep.to de Sociologia da UBI). As disciplinas de Arte do Século XX (Dr.ª Ascensão Simões) e Psicologia ( Dep.to de Psicologia da UBI) estarão disponíveis no segundo semestre do ano lectivo.

O contributo da Universidade da Beira Interior

A Academia Sénior pode contar agora com o apoio da UBI, na medida em que celebrou no passado dia 6 do corrente mês um protocolo que vem beneficiar os alunos.
Para além do convívio que se pode estabelecer entre os alunos, estes podem ainda beneficiar do apoio da biblioteca, bem como da parte informática que a UBI disponibiliza.
A Academia conta ainda com alguns apoios. Os últimos dizem respeito à Câmara Municipal da Covilhã, que atribuiu uma verba para a aquisição de equipamento escolar, e à D.ª Branca Moura, que cedeu as actuais instalações numa casa de que é proprietária, situada na Avenida de Santarém, n.º 67, de quem Maria Celeste Raposo afirma "ser uma senhora de grande coração e que teve uma atitude muito nobre".
Futuramente, entre Fevereiro e Março, mudar-se-ão para as novas instalações cedidas pela Câmara Municipal. Caso haja mais aderentes a esta Academia pretendem abrir novas disciplinas e novas actividades de convívio.


 



Um ano a formar a "idade de ouro"

A ideia de formar a Academia Sénior na Covilhã partiu dos três elementos da Comissão Instaladora. Com diversas ideias e ambições de um futuro mais risonho, a Academia abriu as portas há já um ano.
Depois de várias reuniões chegaram à conclusão que era necessário ocupar os tempos livres daqueles que deixaram de trabalhar no activo, de forma a salvaguardar a velhice de cada um. Afirmam não ter sido fácil dar o primeiro passo neste projecto, mas com o apoio de outras academias seniores, e através da investigação de outras instituições, passo a passo, conseguiram realizar os estatutos deste projecto.
Outros projectos e outros sonhos estão já em mente como a criação de um aldeamento da Terceira Idade, ainda em fase de estudo.