José Geraldes

Perdão e terrorismo


Justiça, perdão e terrorismo são os temas de base da mensagem do Papa João Paulo II para o Dia Mundial da Paz que se celebra no próximo dia 1 de Janeiro de 2002. O perdão já tinha sido objecto da mensagem de 1997.
Na mensagem de 2002, João Paulo II usa um tom enérgico e combativo com palavras mais fortes do que nas anteriores mensagens. Nota-se que o atentado de 11 de Setembro e a guerra do Médio Oriente explicitamente referidos exerceram uma influência decisiva na sua elaboração.
O Papa vai directamente aos temas que se propôs tratar, sem rodeios nem ambiguidades. E com propostas de solução e apelos às autoridades e ao empenho da sociedade civil.
O ponto de partida assenta na definição de paz de Santo Agostinho : " A paz é a tranquilidade na ordem." Daí que a paz seja o "fruto da justiça" entendida no "pleno respeito de direitos e deveres na equitativa distribuição de benefícios e encargos." Como corolário da justiça, segue-se o perdão.
Contra a "paz baseada na justiça e no perdão", ergue-se o "novo nível de violência introduzido pelo terrorismo organizado." Neste capítulo, o Papa procede a uma anatomia do terrorismo numa linguagem cirúrgica em que são denunciados veementemente os seus financiadores e "o instinto de morte" que os move. Igualmente o ódio donde provém e " o desprezo da vida do homem" que alimenta. Assim " o terrorismo dá origem não só a crimes intoleráveis mas também constitui em si, no recurso ao terror como estratégia política e económica, um verdadeiro crime contra a Humanidade." Daí o direito à defesa contra o terrorismo que deve ser pautado por regras morais e jurídicas.
O matar em nome de Deus leva o selo da profanação da religião. Por isso, nunca os responsáveis religiosos podem usar o mínimo de indulgência para com os terroristas e seus protectores. A violência em nome de Deus ultraja a dignidade humana que é sagrada.
Na óptica do Papa o terrorismo e os ódios da guerra na Terra Santa podem encontrar uma solução numa "vontade de justiça e de reconciliação". O perdão apresenta-se como caminho indispensável para uma paz duradoura. Uma pedagogia do perdão contra o terrorismo apresenta-se como caminho a seguir. João Paulo II serve-se de uma fórmula-modelo : "A paz é a condição do desenvolvimento mas uma verdadeira paz torna-se possível somente com o perdão."
O convite aos judeus, cristãos e muçulmanos para a condenação pública do terrorismo pode abrir novas perspectivas para a criação de um ambiente propicio a soluções desejadas. O Papa não tem ilusões mas a sua determinação é um elemento importante na crise actual. A renovação da iniciativa de Assis no próximo dia 24 de Janeiro quer acentuar que os sentimentos religiosos levam à compreensão e "neles residem o principal antídoto contra a violência e os conflitos."
Nos tempos actuais, não se admitem tibiezas. De qualquer religião ou de qualquer país.
Com a paz, a Humanidade só tem a ganhar. Mas impõe-se que se dê lugar à justiça, se promova, a todos os níveis, o perdão. Para se eliminar esse cancro das sociedades modernas que se chama terrorismo.