A América, os amigos e a bela vida



Sparklehorse - It's a wonderful life - Capitol Records - 2001


por sérgio felizardo

Os Sparklehorse são o projecto de Mark Linkous, um dos estetas norte-americanos da pop lo-fi, a par de figuras como J. Mascis, dos extintos Dinossaur Jr., ou de Wayne Coyne, dos ultimamente mais mediáticos Flaming Lips.
Portanto, o que Linkous faz é pop de guitarra em punho (ou seja, pop-rock) com uma sonoridade suja, tipicamente americana (naquela corrente finais de 80's, princípios de 90's, liderada pelos Sonic Youth) mala amanhada, com notas soltas que podem ser de um "mágico e genial piano", como de um violino, ou mesmo de um mellotron marado. Mas tudo no melhor sentido, com resultados surpreendentes e rodeado de alguns dos mais geniais "construtores" musicais da actualidade. A começar por Dave Fridmann, ele que em tempos integrou os Mercury Rev e que aqui para além, da produção da maior parte das faixas ainda se ocupa de instrumentos diversos, Scott Minor e, claro, os convidados de peso Tom Waits, P.J.Harvey, John Parish e Nina Person, vocalista dos Cardigans.
"It's a wonderful life" é, pois, na sua simplicidade, no seu conceito de fazer-música-em-casa-com-os-amigos-que-por-acaso-são-os-melhores-músicos-do-mundo, um disco imperdível, carregado da rudeza dos blues, de um brilhantismo orgulhosamente fora de margens e de uma doçura pop que nunca abusa do açúcar. Dêem-lhe espaço, deixem-no respirar e não se arrependerão.